Narrativas, imaginários e subjetividades midiáticas no filme Malévola (2014)

Autores

  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • Anny Costa Chaves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Tatielle Cardoso da Silva Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • Andréa Nogueira do Amaral Ferreira Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • Josiane Santos Brant Rocha Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497748029

Resumo

A produção Disney Malévola, de 2014, faz uma releitura do conto de fadas Bela Adormecida, já adaptado em animação em 1959. Desta vez, a história põe em xeque o imaginário sobre a linearidade da história entre a princesa Aurora e a bruxa que aterrorizava o reino e seus membros. O filme realoca o enredo trazendo à tona subjetividades mais adensadas dos personagens, o que acabou por produzir representações mais elípticas, sobretudo sobre a moral e a essência da protagonista do filme. Desse modo, propõe-se discutir, a partir do filme Malévola (2014), a construção das subjetividades e das representações femininas na perspectiva do discurso midiático, por meio do cinema, e literário, a partir do conto de fadas. A mídia como a comunicação, imersa no seio cultural, podem ser entendidas como difusas das representações sociais. E, postulando discussões de caráter identitário e representativo da mulher, é pertinente aproximar-se do âmago comunicacional para investigações ulteriores. Intenta-se também uma leitura sobre a construção literária do conto de fadas na produção de sentidos, imaginário, narrativa e representações.

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Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutor em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Anny Costa Chaves, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Mestanda em Letras/Estudos Literários e graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Tatielle Cardoso da Silva, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Andréa Nogueira do Amaral Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutoranda em Desenvolvimento Social e mestre em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Josiane Santos Brant Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Doutora em Ciências do Desporto (UTAD/UnB).

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Publicado

26-09-2022

Como Citar

Santos, G. S., Chaves, A. C., Silva, T. C. da, Ferreira, A. N. do A., & Rocha, J. S. B. (2022). Narrativas, imaginários e subjetividades midiáticas no filme Malévola (2014). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(46). https://doi.org/10.5902/2175497748029

Edição

Seção

Estudos sobre Cinema