Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência

Autores

  • Natalia Flores Pós Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Ivete Fossá Professora da Pós Graduação em Comunicação da UFSM/ Doutora em Administração pela UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726173

Palavras-chave:

Blogs de ciência. Divulgação científica. Estratégias de visibilidade.

Resumo

Investiga-se a construção discursiva e as estratégias de visibilidade dos condomínios de blogs de ciência ScienceBlogs Brasil e Blogs de Ciência da Unicamp. A partir da análise dos elementos textuais, arquiteturais e iconotextuais de sua cenografia digital, mostra-se que esses espaços constroem estratégias de visibilidade para um sujeito coletivo – representado pela figura do condomínio e da instituição de pesquisa – e para um sujeito individual, de cientistas blogueiros e laboratórios de pesquisa. O sujeito coletivo constrói sentidos de comunidade inclusiva e participativa, no ScienceBlogs, e de uma comunidade profissional e institucional no Blogs de Ciência da Unicamp, cujas fronteiras são bem delimitadas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Flores, Pós Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria.

É Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Se dedica principalmente às áreas de jornalismo científico e divulgação científica, identidade da ciência, discurso.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Como Citar

Flores, N., & Fossá, M. I. (2017). Estratégias de visibilidade de condomínios de blogs de ciência. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497726173

Edição

Seção

Artigos Livres