Comunicador e trabalho: o pseudomundo da felicidade na sociedade de consumo

Autores/as

  • Ana Maria Dantas de Maio Embrapa Pantanal - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marcelo da Silva Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710819

Palabras clave:

Comunicação organizacional, consumo, felicidade

Resumen

Na sociedade contemporânea, o sujeito-comunicador assume distintas identidades em diferentes momentos de seu trabalho, caracterizado pelas pressões do deadline, pelos imperativos da sociedade de consumo e pela necessidade de “convencer”, intrínseca à comunicação organizacional. Por meio da ACD (Análise Crítica de Discurso) e da AD (Análise de Discurso), mergulhamos no universo da produção discursiva das organizações para tentar compreender o que leva esse sujeito-comunicador a reproduzir a ideologia dominante impressa na busca da eterna felicidade. Estudamos discursos de duas empresas, a Telefónica-Vivo e a Coca-Cola, e constatamos que esses profissionais não se apropriaram da autonomia vicejada por Morin; ao contrário, cederam à relação de dependência que os interpela em sua forma de sujeito na cotidianidade.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497710819

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Dantas de Maio, Embrapa Pantanal - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Jornalista do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Pantanal desde 2007

Corumbá (MS)


Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2012

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista, em Bauru-SP  (2005)

Graduada em Comunicação Social, hablitação Jornalismo, pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 1990.

Marcelo da Silva, Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP)

Professor do curso de Relações Públicas da Universidade Sagrado Coração de Bauru-SP

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Bolsista Capes

Membro do Gpecom e do Coling

Publicado

2013-12-23

Cómo citar

Maio, A. M. D. de, & Silva, M. da. (2013). Comunicador e trabalho: o pseudomundo da felicidade na sociedade de consumo. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 12(24). https://doi.org/10.5902/2175497710819

Número

Sección

Comunicação nas organizações e mundo do trabalho