Comunicador e trabalho: o pseudomundo da felicidade na sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497710819Keywords:
Comunicação organizacional, consumo, felicidadeAbstract
Na sociedade contemporânea, o sujeito-comunicador assume distintas identidades em diferentes momentos de seu trabalho, caracterizado pelas pressões do deadline, pelos imperativos da sociedade de consumo e pela necessidade de “convencer”, intrínseca à comunicação organizacional. Por meio da ACD (Análise Crítica de Discurso) e da AD (Análise de Discurso), mergulhamos no universo da produção discursiva das organizações para tentar compreender o que leva esse sujeito-comunicador a reproduzir a ideologia dominante impressa na busca da eterna felicidade. Estudamos discursos de duas empresas, a Telefónica-Vivo e a Coca-Cola, e constatamos que esses profissionais não se apropriaram da autonomia vicejada por Morin; ao contrário, cederam à relação de dependência que os interpela em sua forma de sujeito na cotidianidade.
http://dx.doi.org/10.5902/2175497710819
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