O BOCA A BOCA: AS CONVERSAÇÕES E A VOZ DO CONSUMIDOR NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS – ESTUDO DE CASO DA MARCA ABERCROMBIE

Authors

  • Marcelo Pereira da Silva
  • Vânia Braz de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497732995

Keywords:

Comunicação. Abercrombie. Boca a boca online.

Abstract

O consumidor contemporâneo potencializa sua expressão, avaliando as marcas e transmitindo opiniões sobre elas nas redes sociais online. É neste ambiente de interatividade que reside nosso objeto de estudo: o boca a boca online. Caracterizamos o buzz online como um novo fluxo comunicacional entre consumidores que altera a percepção das marcas, demonstrando como, mesmo no habitar virtual, a comunicação, muitas vezes, é unidirecional. Selecionamos o caso da marca Abercrombie, ocorrido em 2015. Através da análise de conteúdo categorizamos as falas manifestadas pelos consumidores na fanpage da empresa no Facebook, inferindo que as organizações ainda utilizam a cultura do massivo e precisam olhar ipso facto ao atual fluxo comunicativo da sociedade em rede.

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Author Biographies

Marcelo Pereira da Silva

Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp de Bauru;

Doutor em comuniação pela Universidade Metodista de São Paulo;

Mestre em comunicação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp de Bauru;

Graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista - Unesp de Bauru;

Professor permanente do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade, do Mestrado Profissional em Comunicação e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão

Vânia Braz de Oliveira, Universidade do Vale do Paraíba

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP.

Published

2019-12-21

How to Cite

Silva, M. P. da, & Oliveira, V. B. de. (2019). O BOCA A BOCA: AS CONVERSAÇÕES E A VOZ DO CONSUMIDOR NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS – ESTUDO DE CASO DA MARCA ABERCROMBIE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497732995

Issue

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