O ENCONTRO ENTRE ESTADO E CIDADÃO: REFLEXÕES TEÓRICAS PRELIMINARES SOBRE A COMUNICAÇÃO COMO RELAÇÃO E RECIPROCIDADE

Autores

  • Bruno Kegler Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Ivete Trevisan Fossá Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773074

Palavras-chave:

comunicação, comunicação pública, reciprocidade.

Resumo

A temática abordada neste estudo é a “comunicação como um encontro”, considerada como um possível aporte teórico para o estudo da comunicação pública contemporânea, ou seja, das relações entre Estado e cidadãos. Entendemos que a comunicação pública visa a relação entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de informar os cidadãos sobre os seus direitos e deveres e assim atuar como agentes responsáveis pela manutenção ou transformação da ordem social vigente. A comunicação abordada refere-se à comunicação enquanto relação entre os sujeitos comunicantes, que buscam o encontro com o outro na mensagem para satisfazer seus desejos e necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Kegler, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Comunicação (UFSM); Especialista em Marketing e Recursos Humanos (FAMES); Graduado em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda (UFSM)

Maria Ivete Trevisan Fossá, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM-RS; Doutora em Administração (UFRGS) e Mestre em Comunicação Social (UMESP). Atua na Graduação de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação de Comunicação e de Administração da UFSM.

Downloads

Publicado

08-12-2011

Como Citar

Kegler, B., & Fossá, M. I. T. (2011). O ENCONTRO ENTRE ESTADO E CIDADÃO: REFLEXÕES TEÓRICAS PRELIMINARES SOBRE A COMUNICAÇÃO COMO RELAÇÃO E RECIPROCIDADE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(20). https://doi.org/10.5902/217549773074

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)