ANÁLISE DA NARRATIVA EM GAMES: UNTIL DAWN

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728739

Schlagworte:

Narrativa, Games, Ludemas.

Abstract

O artigo tem como objeto a narrativa nos jogos digitais. É construído a partir das seguintes percepções: a) o reconhecimento da existência de conceitos “tradicionais” da narrativa que buscam dar conta dos procedimentos de contação da história; b) o reconhecimento que esses conceitos deixam áreas de ‘sombra’ quando aplicados aos games; c) o relacionamento entre essas dimensões resulta tipos de narrativa cuja originalidade e operação diferem da narrativa tradicional. Para elucidar as formas de operar essa narrativa utiliza-se a narratologia e o conceito de Ludemas. Como resultante verifica-se de que(ais) forma(s) a narrativa “tradicional” é afetada pela dimensão ludológica, resultando em uma tradição de contação de histórias próprias do objeto game que difere em alguns aspectos das histórias contadas pelas outras mídias. A aplicação dos conceitos ocorre no jogo Until Dawn (2015).

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social (PUCRS); Coordenador do Laboratório de Criatividade e Professor do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale).

Marsal Ávila Alves Branco, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela Unisinos/RS; Professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale/RS.

Veröffentlicht

2018-12-27

Zitationsvorschlag

Pinheiro, C. M. P., & Branco, M. Ávila A. (2018). ANÁLISE DA NARRATIVA EM GAMES: UNTIL DAWN. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497728739

Ausgabe

Rubrik

Comunicação e Indústria Criativa