A ciberpublicidade e as interações em rede: “A surpresa do Itaú”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497727327

Palavras-chave:

Ciberpublicidade, Interações, Redes Sociais.

Resumo

A ciberpublicidade e as mudanças nas formas como os consumidores, denominados por ciberconsumidores, se relacionam nos espaços das redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Buscamos compreender quais são os tipos de interações em rede e práticas de consumo cultural e midiático desencadeados quando os ciberconsumidores interagem com (e a partir da) ciberpublicidade “A surpresa” do Itaú, veiculada na página da marca no Facebook. Adotamos o método de observação e a técnica de análise de conteúdo para investigar como esses consumidores interagem e para nos ajudar a perceber esses ciberconsumidores como sujeitos sociais. Identificamos distintos tipos de interações: as que tratam sobre a ciberpublicidade; as que estabelecem relação com o anunciante; as que se caracterizam pela marcação interagente e as interações reativas simbólicas.

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Biografia do Autor

Thatianne Silva Sousa, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UFPA. É integrante do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Criatividade, ambos certificados pelo CNPq. Atualmente é professora do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Atua nas áreas de Comunicação e Marketing.

Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Possui graduação em Português pela Universidade de São Paulo (1994), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Livre Docente na área de Comunicação e Marketing na Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo e no Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Universidade de São Paulo, e no curso de graduação em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia. Membro do Conselho de Direção Estratégica e do Comitê de Acompanhamento da Habits - Habitat de Inovação Tecnológica e Social / Incubadora-Escola. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, pesquisas de recepção, novas mídias, novas gerações, lazer, entretenimento, mercado de arte, inovação e empreendedorismo.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Sousa, T. S., & Marques, J. A. (2018). A ciberpublicidade e as interações em rede: “A surpresa do Itaú”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497727327

Edição

Seção

Artigos Livres