Política de Plágio
A ANIMUS assume o compromisso de manter com rigor a integridade acadêmica e de prevenção antiplágio dos manuscritos que publica. Os artigos submetidos ao periódico passam por dois processos de verificação de plágio/antiplágio: 1) pré-avaliação dos pares; 2) pré-publicação. Ambos os processos são feitos por meio da plataforma Turnitin, que identifica a similaridade dos artigos com textos já publicados. O relatório gerado pelo programa é verificado pelos/pelas revisores/ras e pelos/pelas editores/as de seção.
Submissão
No caso de um manuscrito apresentar indícios de plágio, a equipe editorial irá avaliar o caso, podendo solicitar correções e retratações ao/a autor/a do texto, bem como poderá rejeitá-lo sumariamente.
Publicação
Para os casos em que os manuscritos publicados forem verificados ou de recebimento de notificações da presença de plágio, o Comitê Editorial, as instâncias superiores da instituição dos/das autores/as serão notificados.
Quando necessário, a revista irá emitir Erratas e Retratações, baseadas no SciElo e no COPE, prezando pela integridade e transparência na pesquisa científica.
Fonte: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf.
https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf.
https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf.
https://www.turnitin.com/pt/blog/cinco-tipos-plagio-mais-frequentes