A Prática Comunicacional dos Blogs: Contribuições da Comunicação para a Educação Contemporânea

Autori

Parole chiave:

blog, comunicação digital, educação

Abstract

As temáticas abordadas pelo sistema de comunicação dos blogs são múltiplas, (políticas, moda, turismo, música, cultura, educação). Na Educação, os blogs, têm sido adotados desde meados dos anos 2000. Nesse sentido, o objetivo é delinear mais profundamente a comunicação e a sua interface com a educação. Para tanto, observamos como os blogs podem reorientar caminhos da aprendizagem, contribuindo como prática comunicacional para a educação contemporânea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Eduardo Fofonca, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Comunicação e Linguagens UTP. É integrante do PROCAD, CAPES sobre o Ensino de Jornalismo na Era da Convergência Digital, onde fará estágio de Mestrado Sanduíche em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Foi professor da Universidade Federal do Paraná e, atualmente, é Secretário Municipal de Educação e Cultura, em Matinhos, no Paraná.

Riferimenti bibliografici

ASSMANN, H. Reencantar a Educação – rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

BARBOSA FILHO, A; CASTRO, C. Comunicação digital: Educação, Tecnologia e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008.

BAUMGARTNER, P. The Zem Art of Teaching. Communication and Intereactions in Educaction. Proceedings of the Internacional Workshop ICL2004, Austria, OCTUBRE, 2004.

, L. JARAMILLO, O. Los desafios de la educaión superior em la sociedad de la información. In. MELO, J. M. et al (Orgs.). Sociedade do Conhecimento: aportes latino-amaricanos. São Bernardo do Campo, Umesp, Cátedra da Unesco, 2005.

CASTTELLS, M. A galáxia da internet. Jorge Zahar Editora: Rio de Janeiro, 2003.

CITELLI, A. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo: SENAC, 2000.

_____________ . Comunicação e Educação: Aproximações. In: BACCEGA, M. A. Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

DEMO, P. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional. V.34, n.2, maio/agosto, SENAC Ed. Rio de Janeiro: 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MARTÍN-BARBERO, J. M. Heredando el Futuro. Pensar la Educación desde la Comunicación. In: Nómadas. Boggotá, septiembre de 1996, n 5.

MATTELART, A. e MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

MEC. Documento Mídia e Educação. Brasília, 2000.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3 ed. São Paulo: Corteza, 2001.

QUADROS, C. I. A Participação do público no webjornalismo. Revista E-compós, v. 4, 2005.

SANTOS, A. Princípios Orientadores para Reecantar a Educação. Curitiba, PR: EBEC, 2009.

SOARES, I. de O. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato: Revista Brasileira de Comunicação, Educação e Arte. Brasília: UNB, ano 1, n. 2, 1999.

_________________ . Metodologias da Educação para Comunicação e Gestão Comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, M. A. (Org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.

_________________.Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação. In: BACCEGA, M. A. (Org.) Comunicação & Educação. São Paulo: ECA/USP/Salesiana, n.23, jan./abr., 2002.

_________________. A Educomunicação e suas áreas de intervenção. Educom./TV, tópico 1, ECA/USP, 2002. Disponível em: [http://www.educomtv.see.inf.br/]. Acesso em 10 de nov. 2008.

TÔNUS M. Interação do Processo de Aprendizagem em Comunicação Social. In: PRIMO, A.(Orgs.). Comunicação e Interações. Livro da COMPÓS. Porto Alegre: Sulina, 2008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-08-27

Come citare

Fofonca, E. (2025). A Prática Comunicacional dos Blogs: Contribuições da Comunicação para a Educação Contemporânea. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 8(16). Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/92448

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres