Produtos comunicacionais e a responsabilidade social na indústria da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790478

Palavras-chave:

Conteúdo comunicacional, Responsabilidade Social Organizacional, Indústria da Comunicação, Região do ABC

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a responsabilidade social da indústria da comunicação tendo em vista os conteúdos transmitidos em seus produtos comunicacionais. O trabalho reflete uma pesquisa exploratória, utilizando-se de estudo bibliográfico e pesquisa de campo com organizações da indústria da comunicação da Região do ABC. Os resultados mostraram que a responsabilidade social organizacional está incorporada na indústria da comunicação, quer na sua gestão ou na forma de produtos comunicacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gino Giacomini Filho, Universidade de São Paulo

Doutor e livre-docente em Comunicação Social pela ECA/USP. Docente e coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Professor do curso de graduação da ECA/USP.

Referências

ABNT. Norma ABNT 16001- Sistema da gestão: Responsabilidade Social Requisitos. Brasília: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BELTRÃO, L; QUIRINO, N.O. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986.

BERTRAND, Claude-Jean. A deontologia das mídias. Bauru: EDUSC, 1999.

BUENO, Wilson C. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003.

CARROLL, Archie B.; BUCHHOLTZ, Ann K. Business & Society: ethics and stakeholder management. Thomson, 2006.

CERTO, Samuel C. e PETER, J. Paul. Administração estratégica: planejamento e implementação da estratégia. São Paulo: Makron/Pearson, 1993.

CROWTHER, David. Corporate social reporting: genuine action our window dressing? In: Perspectives on corporate social responsibility.

CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez (Orgs). Hants/ England: Aldershot Publishing, 2004, p. 140-160.

CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez. The future of corporate social responsibility. In: Perspectives on corporate social responsibility. CROWTHER, David; RAYMAN-BACCHUS, Lez (Orgs). Hants/England: Aldershot Publishing, 2004, p. 229-249.

ETHOS-ANJ. Indicadores Ethos-ANJ de Responsabilidade Social Empresarial para o Setor de Jornais. São Paulo: Ethos/ANJ, agosto de 2008. 41p.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.

GOVATTO, Ana Claudia M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007.

GRUPO ESTADO. Relatório de Responsabilidade Corporativa 2007. São Paulo: Grupo OESP, 2007. 36p.

JACKS, Nilda. Mídia nativa: indústria cultural e cultura regional. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2003.

JIN, Dal Yong. Neoliberal restructuring of the global communication system: mergers and acquisitions. Media, Culture & Society. Sage Publ., v.30, n. 3, p. 357-373, 2008.

MATTELART, Armand. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 2004.

MCQUAIL, Denis. Mass Communication Theory: an introduction. 3 ed. Londres: Sage, 1994.

MELO-NETO, Francisco P.e FROES, César. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MIÉGE, Bernard. As indústrias culturais e mediáticas: uma abordagem sócio-econômica. Matrizes. São Paulo: ECA/USP, ano 1, n.1, jul. - dez. 2007, p. 47.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.

SIMS, Ronald. Ethics and corporate social responsibility: why giants fall? London: Praeger, 2003.



STRAUBHAAR, Joseph; LAROSE, Robert. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Thomson, 2004.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social critica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

Giacomini Filho, G. (2024). Produtos comunicacionais e a responsabilidade social na indústria da comunicação. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 7(14). https://doi.org/10.5902/2175497790478

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Intituições e Responsabilidade Social