A mídia e a liturgia política dos candidatos à presidência da república em 1989, 1994 e 2002
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497790327Palavras-chave:
Semiótica discursiva, Eleições presidenciais, Comunicação políticaResumo
Sob a perspectiva da Semiótica Discursiva, este estudo se propõe a traçar um inventário da ritualística do poder, tais como gestual, expressão facial, postura, comportamento. Este texto se concentrará no programa gestual de Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Fotografias compõem o corpus da análise da identidade visual dos sujeitos-políticos, que recorre à "fotograficidade" (Floch) para descobrir o percurso da significação do objeto de estudo. As manifestações gestuais mais recorrentes dos três candidatos são: os dedos em "V" de Collor, a mão espalmada de FHC e o "L" de Lula.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Um art moyen. Paris: Les Éditions de Minuit, 1965. DONDIS, D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes,
FONTANILLE, J. Sémiotique du visible. Paris: PUF, 1995.
MENDES, C. Collor - anos luz, anos zero. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1993.
PORTO, M. A imagem e a expressão de valores políticos: sugestões para a pesquisa sobre TV. Textos, Salvador, dez. 37/38, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.