A mídia e a liturgia política dos candidatos à presidência da república em 1989, 1994 e 2002

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790327

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Eleições presidenciais, Comunicação política

Resumo

Sob a perspectiva da Semiótica Discursiva, este estudo se propõe a traçar um inventário da ritualística do poder, tais como gestual, expressão facial, postura, comportamento. Este texto se concentrará no programa gestual de Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Fotografias compõem o corpus da análise da identidade visual dos sujeitos-políticos, que recorre à "fotograficidade" (Floch) para descobrir o percurso da significação do objeto de estudo. As manifestações gestuais mais recorrentes dos três candidatos são: os dedos em "V" de Collor, a mão espalmada de FHC e o "L" de Lula.

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Biografia do Autor

Olga Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação, Cultura & Mídia" (www.comidia.ufm.br)

Referências

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Tavares, O. (2024). A mídia e a liturgia política dos candidatos à presidência da república em 1989, 1994 e 2002. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 2(2). https://doi.org/10.5902/2175497790327

Edição

Seção

Artigos Livres