A divulgação científica na imprensa moçambicana: uma análise sobre a cobertura do jornal notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787015

Palavras-chave:

ciência e tecnologia, divulgação científica, jornalismo científico

Resumo

O artigo discute sobre a divulgação da ciência pelo Jornal Notícias e analisa as suas características com base no Guia Prático de Divulgação Científica de Malavoy (2005) e o nível profissional dos que actuam na área de jornalismo científico neste jornal. A pesquisa ancora-se na Teoria Estruturalista de Traquina (2005) e na Teoria dos Esquemas que apresenta os princípios básicos para a compreensão da leitura. Para a realização do estudo privilegiou-se a técnica de análise categorial de Bardin (2016), que funciona por operações de desmembramento do texto em unidades, em categorias segundo reagrupamentos analógicos, e neste contexto, foram formuladas categorias/características de análise tendo em conta Malavoy (2005). Conclui-se que a divulgação científica no Jornal Notícias obedece aos parâmetros do texto jornalístico para a divulgação científica apesar do seu desconhecimento, e que a falta de jornalistas especializados não altera a qualidade dos conteúdos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Tomás Aliche, Universidade Pedagógica de Maputo

Mestre em Jornalismo e Media Digitais pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Leonilda Sanveca, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Referências

Araujo, P. R. de O; LeaL, F. H. Mídia sonora: “o programa ciência pública”. In: Silveira, A. C. M. de (Org.): Divulgação Cientifica e Tecnologia de Informação e Comunicação. 1.ed. Santa Maria, FACOS-UFSM, PP. 237-251, 2003.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

Barrichello, Eugenia M. da R; Garcia, S. de C. Mídia impressa: “a percepção de jornalistas e pesquisadores sobre a divulgação da ciência”. In: Silveira, A. C. M. de (Org.): Divulgação Científica e Tecnologia de Informação e Comunicação. 1.ed. Santa Maria, FACOS-UFSM, PP. 105-169, 2003.

Lübeck, E. e Silveira, A. C. M. de. Hipermídia: “a diversão científica em versão electrónica”. In: Silveira, A. C. M. de (Org.): Divulgação Cientifica e Tecnologia de Informação e Comunicação. 1.ed. Santa Maria, FACOS-UFSM, PP. 83-104, 2003.

Malavoy, S. Guia prático de divulgação científica. Rio de Janeiro. Casa Osvaldo Cruz, 2005.

Oliveira, M. L. de. O papel dos esquemas para compreensão de leitura em espanhol. Dissertação de Mestrado em Linguística (Área de Concentração: Linguística Geral e Aplicada). Universidade Federal de Uberlândia: Instituto de Letras e Linguística. Uberlândia – Minas Gerais, 2005.

Silva, G. Mídia impressa: “a prática do jornalismo e o universo das ciências”. In: Silveira, A. C. M. de (Org.): Divulgação Científica e Tecnologia de Informação e Comunicação. 1.ed. Santa Maria, FACOS-UFSM, PP. 65-81, 2003.

Traquina, N. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2 ed, 2005.

Varela, U. do N. Divulgação científica e mídia digital: Estudo comparativo entre a FAPEAM e FAPESP. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação (Área de Concentração: Ecossistemas Comunicacionais). Universidade Federal do Amazonas. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Manaus, 2011.

Downloads

Publicado

08-03-2024

Como Citar

Aliche, J. T., & Sanveca, L. (2024). A divulgação científica na imprensa moçambicana: uma análise sobre a cobertura do jornal notícias. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497787015

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo da edição n.50: Educomunicação e interculturalidade nas relações Brasil – Moçambique