Reflexo e reinvenção da realidade: quando o cinema encontra a guerra

Autores

  • Joice do Prado Alves Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778098

Palavras-chave:

Cinema, Guerra Fria, Propaganda,

Resumo

Esse artigo busca traçar considerações sobre o papel da imagem cinematográfica no mundo contemporâneo, suas implicações,influências e funções propagandísticas, elencando enquanto recorte histórico-temporal o contexto da Guerra Fria. Através das discussões com Walter Benjamin, Marcel Martin, Graeme Turner e Marc Ferro, pretendemos mostrar que o cinema não é neutro, especificamente o cinema norte-americano, que foi plenamente capaz de gerar noções de pertencimento à nação e criar o estereótipodo inimigo comum nesse período turbulento onde duas ideologias entravam em conflito.

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Biografia do Autor

Joice do Prado Alves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

22-12-2015

Como Citar

Alves, J. do P., & Bussoletti, D. M. (2015). Reflexo e reinvenção da realidade: quando o cinema encontra a guerra. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/217549778098

Edição

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Edição Completa