Reflexo e reinvenção da realidade: quando o cinema encontra a guerra
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549778098Palavras-chave:
Cinema, Guerra Fria, Propaganda,Resumo
Esse artigo busca traçar considerações sobre o papel da imagem cinematográfica no mundo contemporâneo, suas implicações,influências e funções propagandísticas, elencando enquanto recorte histórico-temporal o contexto da Guerra Fria. Através das discussões com Walter Benjamin, Marcel Martin, Graeme Turner e Marc Ferro, pretendemos mostrar que o cinema não é neutro, especificamente o cinema norte-americano, que foi plenamente capaz de gerar noções de pertencimento à nação e criar o estereótipodo inimigo comum nesse período turbulento onde duas ideologias entravam em conflito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-12-2015
Como Citar
Alves, J. do P., & Bussoletti, D. M. (2015). Reflexo e reinvenção da realidade: quando o cinema encontra a guerra. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(28). https://doi.org/10.5902/217549778098
Edição
Seção
Edição Completa
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.