Radioactive: representação da imagem feminina na ciência

Autori

  • Angela da Silva Celestino Universidade Federal de Rondônia/ Campus Rolim de Moura/ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (PPGECN)
  • Luciana Soares da Cruz Professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia/ Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza-UNIR-Rolim de Moura-Rondônia (PGECN-UNIR) https://orcid.org/0000-0002-3045-6581
  • Angélica Cristina Rivelini Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Curitiba, PR, BR https://orcid.org/0000-0003-1050-8003

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774772

Parole chiave:

Mulher e Ciência. Representação. Identidades. Pedagogias Culturais

Abstract

Os caminhos percorridos pelas mulheres na ciência foram árduos, exigindo não unicamente habilidade, capacidade intelectual, inclusive determinação para enfrentar os obstáculos de gênero e falta de verbas. Neste artigo, buscamos analisar no filme Radioactive, as representações da imagem feminina na ciência, as apropriações dos conceitos sociais e históricos. Esta proposta enfatiza os desafios remetidos pela cientista, sendo impostos modelos idealizados de comportamento em um contexto patriarcal, por ser mulher e ingressar na ciência, um campo de estudos que ainda hoje tem prevalência masculina. Em termos metodológicos, utilizou-se Análise Textual Discursiva, transcrição da conversação dos personagens, falas e imagens, evidenciando como a mulher, representada na figura de Marie Curie, era vista e recebida nas mais diversas instituições sociais, dentre elas o científico, família e sociedade.

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Biografie autore

Luciana Soares da Cruz, Professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia/ Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza-UNIR-Rolim de Moura-Rondônia (PGECN-UNIR)

Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (2015). Professora Adjunta - DE na Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Licenciada em Química pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2012), Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008), Mestra em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (2011) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza-UNIR-Rolim de Moura-Rondônia (PGECN-UNIR) ministra as seguintes disciplinas: Tópicos do Ensino de Química e Laboratório de Química. Atua em atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Fitoquímica.

Angélica Cristina Rivelini Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Curitiba, PR, BR

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciada em Química pela Universidade Norte do Paraná. Especialista em Química para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Lavras (UFL). Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Apucarana. Coordenadora do Subprojeto PIBID/Química ? Campus UTFPR Apucarana e Coordenadora Auxiliar do Projeto Residência Pedagógica ? Campus UTFPR Apucarana. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise de Mídias e Educação; Estudos Culturais das Ciências e da Educação; Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado no Ensino de Química.

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Pubblicato

2025-10-21

Come citare

da Silva Celestino, A., Soares da Cruz, L. ., & Cristina Rivelini Silva, A. (2025). Radioactive: representação da imagem feminina na ciência. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 24(52), e024008. https://doi.org/10.5902/2175497774772

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres