Representações do feminino nos Simpsons: transformações nas relações de gênero nos séculos XX e XXI

Autores

  • Regina Célia Lima Caleiro Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES
  • Alessandro Almeida Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549776934

Palavras-chave:

, Simpsons, feminino, desenho animado, mídia.

Resumo

RESUMO: Criado em 1987 e propagado nas televisões brasileiras a partir de 1991, o desenho animado Os Simpsons apresenta uma sátira à família e à sociedade americana. Nessa produção audiovisual, o maior destaque é dado a figuras masculinas como Bart e Homer Simpson. De modo paralelo, convém ressaltar o intuito de apresentar alterações de comportamento das mulheres e das relações de gênero nas últimas duas décadas. Sob essa perspectiva, outra peculiaridade vincula-se ao fato de que, geralmente, o desenho versa sobre temáticas da contracultura, em que as personagens vovó Simpson, Marge e Lisa Simpson representam símbolos do feminismo dos anos 1960 e, paradoxalmente, compõem e estabelecem um equilíbrio que mantém a família nuclear simpsoniana. Para o debate sobre essa problemática da hegemonia masculina sobre o feminino, utilizaremos alguns episódios da série e a repercussão destes propagadas pela internet que expõem a relevância da discussão para o entendimento das transformações ocorridas nas relações familiares contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: Simpsons, feminino, desenho animado, mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Lima Caleiro, Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES

Alessandro de Almeida  é Doutor em História pela UFU, professor do curso de graduação em História e do programa de Mestrado em História da Universidade estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

 

Regina Célia Lima Caleiro é Doutora em História pela UFMG, professora do curso de graduação em História e do PPGH - Programa de Mestrado em História da UNIMONTES e do PPGDS- Programa de Desenvolvimento Social,regina.caleiro@hotmail.com

Alessandro Almeida, Unimontes

Alessandro de Almeida  é Doutor em História pela UFU, professor do curso de graduação em História e do programa de Mestrado em História da Universidade estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Downloads

Publicado

11-12-2014

Como Citar

Caleiro, R. C. L., & Almeida, A. (2014). Representações do feminino nos Simpsons: transformações nas relações de gênero nos séculos XX e XXI. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/217549776934

Edição

Seção

Artigos Livres