Contribuições da teoria do enquadramento para compreender o sensacionalismo no jornalismo

Autores

  • Carlos Eduardo Franciscato Universidade Federal de Sergipe
  • José Cristian Góes Universidade Tiradentes/SE

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549776564

Palavras-chave:

Teorias do Jornalismo, Teoria do Enquadramento, Sensacionalismo, Jornalismo Popular

Resumo

O trabalho apresenta uma revisão teórica a partir do entrelaçamento de alguns dos marcos da teoria do enquadramento (framing) com as principais formulações de um tipo de produção jornalística caracterizada como sensacionalista. Trabalhamos com a percepção de que o sensacionalismo é uma forma específica de enquadramento. Fruto da negociação entre fontes/audiências, repórteres e organizações, esse novo frame é consolidado nas empresas, não apenas por interesses mercadológicos, mas para reafirmar valores e julgamentos morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Franciscato, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Comunicação Social

José Cristian Góes, Universidade Tiradentes/SE

Jornalista Profissional. Graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo na Universidade Tiradentes/SE. Especialização em Gestão Pública (FGV/ESAF) e Especialização em Comunicação na Gestão de Crise (Universidade Gama Filho). Curso de Graduação em Letras/Espanhol incompleto na Universidade Federal de Sergipe. É servidor público federal, editor da Revista Paulo Freire (ISSN 977-22-3804-802-4) e colunista do Portal Infonet. Foi chefe da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Superintendência Regional do INSS no Nordeste, em Recife/PE. Foi secretário parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também foi chefe da ACS do Ministério Público Federal em Sergipe e Secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju; repórter free-lancer da revista IstoÉ e IstoÉ Dinheiro. Repórter e editor de Caderno do Jornal Cinform/SE. Foi assessor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe.

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Franciscato, C. E., & Góes, J. C. (2012). Contribuições da teoria do enquadramento para compreender o sensacionalismo no jornalismo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(22). https://doi.org/10.5902/217549776564

Edição

Seção

Artigos Livres