De sujeito vulnerável a sujeito de direitos: fama e infância na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765314

Palavras-chave:

Mídia e infância. Celebridade infantil. Youtubers mirins

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso referente à campanha #SalveBelParaMeninas, realizada em maio de 2020, no Twitter. O objetivo é alimentar as discussões sobre os efeitos da presença crescente das crianças na internet. Com base na análise de conteúdo de um corpus de 20 notícias on-line coletadas nas duas semanas subsequentes ao lançamento da hashtag, o estudo revelou dois movimentos. Primeiro, o deslocamento das representações de fama na infância, de um lugar de empoderamento para um lugar de vulnerabilidade. Segundo, a construção de um debate público sobre os direitos da criança e do adolescente que podem estar sendo violados no ambiente digital.

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Biografia do Autor

Renata Oliveira Tomaz, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Colaboradora do projeto Digitalização e Democracia no Brasil (FGV DAPP). Doutorado (2017) e mestrado (2011) em Comunicação e Cultura pela UFRJ.  Autora dos livros "Da negação da infância à invenção dos tweens: imperativos de autonomia na sociedade contemporânea" (Appris) e "O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, Infância e Celebridades" (EdUFBA). Tem experiência profissional em jornalismo impresso, on-line e eletrônico. 

Lara Barsi, Universidade Federal Fluminense

Bolsista PIBIC no 6º período de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Tomaz, R. O., & Barsi, L. (2023). De sujeito vulnerável a sujeito de direitos: fama e infância na internet. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(49). https://doi.org/10.5902/2175497765314

Edição

Seção

Artigos Livres