Animais na Netflix: estudo das representações sociais e zoologia cultural
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497762032Palavras-chave:
Netflix, Representação Social, Zoologia CulturalResumo
Neste artigo, analisamos a presença e as características dos animais não-humanos vivos encontrados em filmes e séries selecionados no catálogo da Netflix Brasil, tendo como base os conceitos de Representação Social e Zoologia Cultural. A análise possui cinco eixos, que incluem as classes taxonômicas, características físicas e comportamentais e os papéis que tiveram nas narrativas. Encontramos um total de 423 espécimes animais em 43 dos 48 títulos, contando com 29 que representaram papéis primários na narrativa, sendo o restante (394) figurantes. Em sua maioria, animais em papéis de conotação negativa são carnívoros, e tal recorte pode ter interferido na criação dos personagens, principalmente, em desenhos animados – nos quais verificamos uma representação exagerada e até irreal quanto à sua morfologia, o que os torna ainda mais ameaçadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 21-04-2022 (2)
- 31-03-2022 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.