Metajornalismo alternativo no jornalismo líquido: Estudo de caso do CMI-BRASIL

Autores

  • Anelise Rublescki UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549775230

Palavras-chave:

Metajornalismo, Jornalismo líquido, Crítica de mídia, CMI-Brasil.

Resumo

O artigo discute as sucessivas mediações e as características centrais das notícias em um dos subsistemas que se configuram no jornalismo líquido online: o metajornalismo alternativo.  Metodologicamente, o artigo combina revisão de literatura com estudo de caso, cujo objeto foi o CMI-Brasil. Conclui que o site apresenta uma crítica difusa e descontextualizada, não sendo, efetivamente, um espaço de crítica de mídia. Enquanto o Comitê Editorial responsável pelo site pratica um contra-agendamento alternativo, os interagentes – que pouco interagem – buscam pautar discussões pelo interesse individual, o que enfraquece a agenda. Contrariando o senso comum em torno do jornalismo participativo, revela-se, contudo, como um espaço de mediação hierarquizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Rublescki, UFSM

Jornalista, mestre em Comunicação/Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - convênio IBICT/CNPq e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

Rublescki, A. (2012). Metajornalismo alternativo no jornalismo líquido: Estudo de caso do CMI-BRASIL. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 11(21). https://doi.org/10.5902/217549775230

Edição

Seção

Dossiê Temático: Comunicação no ambiente da web