DE RÁDIOS A REDES COMUNITÁRIAS? REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS CAMINHOS TECNOPOLÍTICOS DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497734431

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária. Rádios Comunitárias. Redes Comunitárias

Resumo

O artigo analisa as mudanças tecnológicas e políticas que têm afetado as mídias comunitárias no contexto dos desafios da convergência midiática e da hegemonia de um novo modo de ação política que contrasta com o modo como originalmente se conformaram tais atores. Tendo como objeto de estudo as transformações nos modos de ser das rádios comunitárias, são discutidos os descompassos, desafios e adaptações tecnopolíticas do encontro desses antigos atores sociais com a comunicação em rede. O artigo se vale de pesquisas bibliográfica, documental e conceitual; observação-participante; entrevistas semiestruturadas; além de duas pesquisas empíricas interdependentes no intuito de contribuir para o campo da Comunicação Comunitária desde a análise do desenvolvimento político e tecnológico de seu objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Malerba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor e jornalista, é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), mestre e bacharel pela mesma instituição, tendo realizado parte de sua pesquisa de doutorado na University of Westminster (Londres, Reino Unido). Atualmente desenvolve pesquisa sobre os novos limites da Comunicação Comunitária no marco de seu estágio pós-doutoral júnior na ECO/UFRJ, supervisionado pelo prof. Muniz Sodré e apoiado pelo CNPq. Também leciona como professor substituto do Departamento de Métodos e Áreas Conexas da mesma instituição. É pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ) e membro da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC Brasil), onde foi representante nacional (2009/2011), coordenador executivo (2011/2013) e conselheiro político (2013/2015). É colaborador em projetos do CRIAR Brasil, organização não governamental que atua com comunicação popular e pelo direito humano à comunicação. Ministra aulas, palestras e cursos de capacitação em Comunicação Comunitária, Teorias da Comunicação. Rádio e Radiojornalismo. Atualmente investiga as mutações tecnopolíticas das mídias comunitárias, estruturadas em torno da reivindicação pelo uso comum e comunitário da infraestrutura da rede, bem como suas implicações para o campo da Comunicação Comunitária.

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Malerba, J. P. (2019). DE RÁDIOS A REDES COMUNITÁRIAS? REFLEXÕES SOBRE OS NOVOS CAMINHOS TECNOPOLÍTICOS DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497734431

Edição

Seção

Artigos Livres