POR UMA AGENDA DE PESQUISA COMPARADA DE PAPÉIS PROFISSIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497731115

Palavras-chave:

Jornalismo, Pesquisa comparada, Cultura profissional, Papéis profissionais

Resumo

Diversas pesquisas buscam conhecer como jornalistas, estudantes de jornalismo e setores sociais avaliam o papel do jornalismo diante de características históricas, culturais e sociais. Investigações internacionais têm sido desenvolvidas com categorias que permitem comparar aspectos como os papéis que os jornalistas atribuem a si próprios sobre sua missão profissional, ao passo que pesquisas brasileiras contribuem para o diagnóstico de contextos de atuação em função de características culturais singulares, mas podem ser aperfeiçoadas para a detecção de papéis, funções e expectativas. Este artigo apresenta uma revisão da literatura nacional e internacional sobre perfil profissional do jornalista, examinando, sobretudo, os papéis auto-atribuídos. O texto indica similaridades e contrastes entre decisões metodológicas, de modo a apontar desafios e salientar oportunidades e direções de avanço de pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP

Bacharel e Mestre em Comunicação, Doutor em Sociologia e Livre-docente em Sociologia da Comunicação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp.

Kátia Viviane da Silva Vanzini, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP

Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. Mestre e doutoranda em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Bolsista Fapesp.

Pedro Luis Bueno Berti, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP

Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

Rothberg, D., Vanzini, K. V. da S., & Berti, P. L. B. (2019). POR UMA AGENDA DE PESQUISA COMPARADA DE PAPÉIS PROFISSIONAIS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497731115

Edição

Seção

Artigos Livres