MODA E REPOSICIONAMENTO DE MARCAS POPULARES DE VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS

Autores

  • Sarah Schmithausen Schmiegelow Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729879

Palavras-chave:

Comunicação da Marca. Cultura de Mercado. Produtos de Moda.

Resumo

Este artigo apresenta exemplos estratégicos do reposicionamento das marcas populares de vestuário e acessórios “C&A”, “Lojas Renner”, “Marisa” e “Riachuelo”, observados na atuação comercial e na comunicação de seus produtos. O termo posicionamento designa um conceito relacionado à necessidade de parâmetros para a atuação da marca no mercado, sendo percebido em comparação com a comunicação pública das outras marcas. Analisando o posicionamento das marcas populares de vestuário, observa-se que permanecem os argumentos baseados em “qualidade e preço”, mas esses são apresentados em constante e enfática associação da marca ao conceito de Moda. Como resultado, é evidenciado que houve o fechamento de um ciclo na relação entre o conceito de “Moda” e o posicionamento de mercado das marcas populares deste segmento, resultando na retomada da plena identificação publicitária entre Moda e produtos de vestuário e acessórios.

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Biografia do Autor

Sarah Schmithausen Schmiegelow, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Doutoranda no programa Pós-Design da Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC/SP. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua nos programas de pós-graduação em Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento, e no programa de graduação em Design.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

Schmiegelow, S. S., & Sousa, R. P. L. de. (2019). MODA E REPOSICIONAMENTO DE MARCAS POPULARES DE VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497729879

Edição

Seção

Artigos Livres