O rosto do sofrimento na TV

Autores

  • Leandro Rodrigues Lage Universidade da Amazônia (Unama)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721336

Palavras-chave:

Televisão, Rosto, Sofrimento

Resumo

Neste artigo, investigamos a exposição dos rostos de pessoas comuns na televisão a partir de implicações estéticas e políticas relativas à inscrição do testemunho de sujeitos sofredores em narrativas televisivas. Partimos do reconhecimento das imagens televisivas em primeiro plano como formas expressivas capazes de produzir intimidade com o sujeito que sofre diante da câmera. Em seguida, à luz da chamada política da piedade, tomamos o primeiro plano como estratégia orientada pela instrumentalização do sofrimento alheio. Problematizamos, então, a coincidência entre a aparição dos rostos dos personagens e a tomada de sua palavra. Ao final, examinamos o vis-à-vis televisivo em sua propriedade de colocar os espectadores diante da singularidade e da ordinariedade de sujeitos sofredores. Como lugar de problematização, analisamos os programas A Liga (Rede Bandeirantes) e A verdade de cada um (National Geographic).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Lage, Universidade da Amazônia (Unama)

É mestre e doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor titular da Universidade da Amazônia (Unama), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC).

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

Lage, L. R. (2017). O rosto do sofrimento na TV. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(31). https://doi.org/10.5902/2175497721336

Edição

Seção

Artigos Livres