A sociedade em rede, a geração digital e a crise na imprensa: para onde caminha o jornalismo?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497715641Keywords:
Sociedade em rede, Geração digital, Crise da imprensa, Entretenimento, Jornalismo.Abstract
No presente trabalho, um ensaio teórico-metodológico, procura-se relacionar as considerações de Castells (1999a, 1999b e 2000) acerca das tecnologias da informação e da sociedade em rede com os pressupostos de Jenkins (2008), referentes à cultura da convergência, e de Tapscott (1999), quando trata da nova geração digital. Tais contribuições agregadas, além de nos propiciar o entendimento conjuntural da realidade sociocultural da atualidade, nos permitem esclarecer, na sequência, os termos da chamada crise da imprensa tradicional, conforme Albarnoz (2003). Elas também nos autorizam ousar. Ao propormos, seguindo a lógica convergente, uma aproximação efetiva entre entretenimento e informação, mais precisamente com os videojogos e com o que nos apresenta Moreno (2003), busca-se propositivamente o desenho de um novo e híbrido modelo de negócio a fim de superar a crise da indústria informativa e cativar no trato com as notícias o público jovem, que culturalmente não tem mais o hábito de informar-se seguindo velhas receitas.
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