Chamada para Dossiê - Comunicação Pública em Instituições de Ensino Superior: teorias e práticas contemporâneas no Brasil e Portugal

10-09-2025

Há muito que a pesquisa especializada nos mostra que as instituições de ensino superior têm subestimado o papel crítico da comunicação na gestão da sua relação com os públicos. Falamos de uma comunicação eficaz que precisa ir muito além da divulgação das oportunidades da universidade junto de potenciais novos estudantes, da busca por doadores ou do contato com formuladores de políticas públicas. Trata-se da comunicação em sentido lato, que abrange todos os aspectos da vida acadêmica interna e promove o engajamento com a sociedade em geral. Cada vez mais, o ensino superior precisa defender seu propósito, sua integridade e sua legitimidade em um cenário marcado pelo crescimento de movimentos populistas. Um plano de comunicação abrangente envolve uma revisão profunda dos valores e práticas centrais da universidade, a adoção de melhores estratégias, bem como o uso de ferramentas modernas de comunicação, incluindo todas as formas de mídias sociais.

Será, então, neste contexto que vimos propor uma publicação que pretende refletir sobre o conceito de comunicação pública, numa análise que parece fundamental neste cenário de mudanças aceleradas, marcado pela crescente autonomia e posicionamento das instituições e dos sujeitos na produção e recepção de informações e sentidos, a partir da consolidação de novas mídias e plataformas de comunicação. Diante dessas transformações que caracterizam a sociedade midiatizada e dos desafios e tensionamentos que a educação superior pública enfrenta na busca constante pela sua legitimação, aumentam as investigações científicas sobre o papel da comunicação, pública e estratégica, das Instituições de Ensino Superior (IES). Neste sentido, os princípios da comunicação pública, voltados para o diálogo, a ética e a transparência assumem um papel fundamental, pois não podem deixar de ter lugar na identidade dessas instituições, ao mesmo tempo em que devem influenciar na atuação cidadã. 

Desta forma, com o objetivo de atualizar e ampliar o panorama teórico e empírico sobre os estudos de Comunicação Pública em Instituições de Ensino Superior e fomentar a construção de redes de conhecimento que contribuam para a formação acadêmica, técnica e profissional, são convidados a participar desta edição da Animus: professores e pesquisadores doutores em Comunicação e áreas afins (submissões de doutorandos, mestres, graduados e graduandos serão avaliadas desde que em co-autoria com um doutor), com artigos, ensaios e relatos que investiguem sobre os temas, nos contextos institucionais do Brasil e de Portugal:

  • Política de comunicação pública em IES; 
  • Comunicação pública e desinformação em IES; 
  • Comunicação pública e governança em IES; 
  • Comunicação pública e planejamento em IES 
  • Divulgação científica e comunicação pública em IES; 
  • Comunicação pública estratégica em IES; 
  • Comunicação pública e construção da memória em IES; 
  • Comunicação pública e radiodifusão em IES; 
  • Desafios para a comunicação pública e institucional em IES; 
  • Crises de imagem e comunicação pública em IES; 
  • Comunicação integrada em organizações públicas cases em assessorias de IES; 
  • Comunicação Pública, identidade, imagem e reputação em IES; 
  • Comunicação pública institucional e conteúdo jornalístico em IES; 
  • Midiatização e comunicação pública em IES; 
  • Comunicação pública e publicidade institucional em IES; 
  • Comunicação pública e campanhas de mobilização social em IES; 
  • Comunicação pública e eventos em IES; 
  • Comunicação Pública em projetos de pesquisa, extensão e inovação das IES; 
  • Comunicação Pública e mídias sociais em IES. 

 

A chamada ficará aberta em fluxo contínuo até 30 de janeiro de 2026.

A publicação dos trabalhos aceitos ocorrerá também em fluxo contínuo.

 

Editoras convidadas: 

Jaqueline Quincozes da Silva Kegler - Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Desenvolvimento (UFSM) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM. Tem experiência técnica e acadêmica na área de Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Relações Públicas. Doutora em Extensão Rural (UFSM, 2011). Mestre em Comunicação (UFSM, 2008). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas (UFSM, 2002), Especialista em Comunicação Midiática (2007), Especialista em Marketing (2007). E-mail: jaqueline.kegler@ufsm.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2586087509529910

 

Daiana Stasiak - Professora associada do Curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG). Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Relações Públicas pela mesma Universidade. Foi coordenadora de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação da UFG (2014-2017) e Secretária Adjunta da Secretaria de Comunicação da UFG (2018-2019). É pesquisadora do grupo de Pesquisa de Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa “Estratégias de Relações Públicas na ambiência da internet". Tem experiência teórica e empírica com as temáticas: Relações Públicas digitais, midiatização, visibilidade, interação, estratégias de comunicação, política de comunicação, assessoria de comunicação, comunicação pública. E-mail: stasiak@ufg.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3152761680282478 

 

Teresa Ruão - Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho e investigadora do CECS - Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2008), Mestre em Marketing e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma universidade. É Pró-Reitora para a Comunicação Institucional da Universidade do Minho, desde 2021. Foi Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (entre 2009 e 2019). Foi Diretora-Adjunta do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (entre 2019 e 2021). É membro fundador da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação e foi membro da direção do Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional de 1997 a 2017. É ainda membro e revisora da ECREA - European Communication Research and Education Association, da IAMCR – International Association for Media and Communication Research, da ICA – International Communication Association e do Observatório da Comunicação de Crise da UFSM. É avaliadora da Agência Nacional de Acreditação de Portugal, desde 2019. Leciona e investiga nas áreas de Comunicação Organizacional e Estratégica, Marcas e Relações Públicas. E-mail: truao@ics.uminho.pt 

Currículo: https://www.cienciavitae.pt/7A13-C28C-5070