PATRIMÔNIO COMUM COSTEIRO E GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305430372

Resumo

O presente trabalho trata da gestão integrada e participativa dos recursos naturais da Zona Costeira no Brasil. O agravamento dos sinais da crise socioambiental exige a implementação da parceria sociedade-Poder Público na tomada das decisões. O objetivo da pesquisa é explorar o enfoque patrimonial de gestão dos recursos naturais, relacionando-o com a previsão constitucional da Zona Costeira como patrimônio nacional, a fim de analisar as consequências do seu emprego para a instituição da gestão democrática e integrada. Utiliza-se o método dedutivo. Conclui-se que a abertura à discussão, no momento inicial de implementação da política pública, favorece que se identifiquem os diferentes universos de justificação e a formação da consciência patrimonial dos atores sociais. Por outro lado, são pouco efetivos mecanismos de consulta meramente simbólicos, porque acentuam o desinteresse e a desresponsabilização da sociedade. Além disso, a instituição de mecanismos de revisões contínuas sobre erros e resultados obtidos contribui para a aprendizagem e para a necessária correção de rumos da política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Albuquerque, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde co-dirige o Observatório de Justiça Ecológica - Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq.Atualmente é pesquisadora do Laboratório SAGE (Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe), Université de Strasbourg (França), para realização de estágio de pós-doutorado com bolsa de estudos da CAPES (2017-2018).

Roger Fabre, Ministério Público Federal

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Possui Mestrado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Tutela Coletiva e Direito Penal. Desde 2002 é Procurador da República do Ministério Público Federal. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, vinculado ao PPGD/UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório do Litoral, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC) 



Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Albuquerque, L., & Fabre, R. (2018). PATRIMÔNIO COMUM COSTEIRO E GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 6(1), 105–128. https://doi.org/10.5902/2316305430372

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos