Uma visão sobre a aquisição do léxico e da sintaxe em língua materna

Autores

  • Angela Medeiros de Assis Brasil Universidade Federal de Santa Maria
  • Rogéria Lourenço dos Santos Faculdade Metodista de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228282

Palavras-chave:

Language acquisition, Lexicon, Syntax

Resumo

This paper aims to bring theoretical discussion about the main aspects of child’s development concerning lexical and syntax acquisition. In order to do so, the authors whom we bring to discussion are Griffiths (1997), Karmiloff-Smith (1997), Perera (1997), Peters (1997), Bassano (2000) and Kail (2000). Our purpose is to make a brief overview of the topic to reinforce the importance of knowing how children develop their language. Once teachers have clear in mind the levels of this development they will be more able to work with children in their first or second language acquisition.

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Biografia do Autor

Angela Medeiros de Assis Brasil, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde participa do GT do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LABLER) e do GRPesq/CNPq "Linguagem como Prática Social". Possui graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Especialização em Psicopedagogia (URCAMP) e Mestrado em Letras ? Estudos Linguísticos (UFSM). Trabalhou como Coordenadora do Ensino Fundamental, Médio e Técnico na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel, RS e, atualmente, exerce a função de Supervisora na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, São Gabriel, RS. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores com base na Análise Crítica do Discurso. Tem experiência na área de Letras, Administração escolar e Formação de professores.

Rogéria Lourenço dos Santos, Faculdade Metodista de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2003), especialização em Metodologias de Ensino da Língua Inglesa pela mesma instituição (2008) e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010). É especialista em Tradução no par português/inglês pela Universidade Gama Filho - UGF (2010). Atualmente, é professora da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES e acadêmica do curso de Psicologia - UNIFRA, tendo interesse pela Terapia Cognitivo-Comportamental.

Referências

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LAFFORD, B.; COLLENTINE, J.; KARP, A. The Acquisition of Lexical Meaning by Second Language Learners: An analysis of general research trends with evidence from Spanish. Disponível em: http://jan.ucc.nau.edu/~jgc/research/vocabstate/index.htm. Acesso em: 10 jun. 2008.

GRIFFITHS, P. Early vocabulary. In: FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language Acquisition. Cambridge: CUP, 1997.

KAIL, M. Acquisition Syntaxique et diversité linguistique. In: KAIL, M.; FAYOL, M. L’acquisition du language. vol. 2. Paris: PUF, 2000.

KARMILOFF-SMITH, A. Some fundamental aspects of language development after age 5. In: FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language acquisition. Cambridge: CUP, 1997.

PERERA, K. Language acquisition and writing. In: FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language acquisition. Cambridge: CUP, 1997.

PETERS, A. M. Early syntax. In: FLETCHER, P.; GARMAN, M. Language acquisition. Cambridge: CUP, 1997.

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Publicado

2017-07-25

Como Citar

Brasil, A. M. de A., & Santos, R. L. dos. (2017). Uma visão sobre a aquisição do léxico e da sintaxe em língua materna. Linguagens & Cidadania, 10(1). https://doi.org/10.5902/1516849228282