O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228271

Palavras-chave:

Text Genres, Interview, Portuguese language teaching

Resumo

This works aims a proposal to Portuguese language teaching on elementary level, based on the use of text genres. This proposal intends to insert students in situations that are real or simulations of the means within these genders circulate. As specific proposal, it was chosen the journalistic interview gender. From this choice, it was exposed an option of work with the interview gender exploring the oral and written communication abilities. Through this work it was promoted the insertion of the gender in a real life situation in order to bring this experience to the student’s knowledge and allow them more confidence and accuracy using their mother tongue in formal oral situations and written works.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Priscila Pacheco, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Venâncio Aires

É mestre em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2013), possui licenciatura plena em Letras Português / Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007). Atualmente é professora de língua inglesa do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Venâncio Aires. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa, inglês instrumental para cursos técnicos da área industrial e língua portuguesa.

Referências

BALTAR, Marcos. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do Sul: EDUCS, 2004.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAZERMAN, Charles; DIONISIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Org.). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.

BONINI, Adair. Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos. Florianópolis: Insular, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia (Org.). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral, 2002.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Pacheco, L. P. (2017). O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de língua portuguesa. Linguagens & Cidadania, 10(2). https://doi.org/10.5902/1516849228271