A interação da língua em uma perspectiva cidadã na prática educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222846

Palavras-chave:

EJA, Língua Portuguesa, Prática Educacional

Resumo

Uma reflexão sobre a prática educacional do ensino de Língua Portuguesa no contexto da ação docente para o Ensino Médio na modalidade EJA, em uma perspectiva cidadã, é um desafio para os professores que trabalham com os jovens e adultos que querem inserir-se no mundo do trabalho ou avançarem em níveis superiores de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Augusto Mautone Pedroso, Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Reis.

Professor de Língua Portuguesa na 
Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Reis. 

Mestre em em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2010)

Referências

BECHARA, Evanildo. Mestre entre mestres. Entrevista a Amilton Pinheiro. Discutindo língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 13, 2008.

BOFF, Leonardo. Depois de 500 anos: que Brasil queremos? 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

BOU MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes. Multimodal. In: VIEIRA, Josenia Antunes. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 8. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1995.

KOCH, Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MEC. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações curriculares para o ensino médio. Vol. 1. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. 2. ed. Porto Alegre: Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

2016-07-03

Como Citar

Pedroso, C. A. M. (2016). A interação da língua em uma perspectiva cidadã na prática educacional. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222846