Silêncio e ausência de sentido: uma análise dos textos produzidos na Oficina de Leitura do Discurso de Editorial

Autori

  • Alessandra Ilha Nichele Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Leite Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228052

Parole chiave:

Discourse Analysis, Silence, Sense, Editorial, Consumption

Abstract

This paper aims to present, under the Discourse Analysis (DA) theoretical perspective, the silence which is established in language by the excess whose lack is due to the “too full”. In order to do this, it will be analyzed a corpus of texts written by seventh grade students in a Reading Workshop belonging to the research and extension project called PROLICEN. For this purpose we used, as motivation to textual production, the sample of na editorial from Zero Hora newspaper published in June, 2009. We have tried to identify, in two texts, the silence produced by words that, even having grammaticality, from the syntactic point of view, shows up the incompleteness of sense, and, concerning social issues, the students’ discourse points to a consumerist tendency which overlaps the question of professional qualification.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alessandra Ilha Nichele, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. É Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesmo instituição. Pertencente à linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social e atua como tutora a distância do Curso de Letras Português/Literatura UAB/EAD/UFSM.

Daniela Leite Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras / Língua Portuguesa (2010), com Mestrado em Letras / Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é tutora a distância do curso de Letras Português (EaD / UFSM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de leitura, práticas sociais. avaliatividade, discurso midiático e discurso político.

Riferimenti bibliografici

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 22 ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

KLEIMAN, Ângela, MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

ORLANDI, Eni Puccinelli. (1999) Análise de discurso: princípios e procedimentos. 3 ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed. UNICAMP. SILVA A. C. B. da. Os editorias de jornal: uma abordagem discursiva. Florianópolis: UFSC, 1992. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1992.

CARRETONI FILHO, H. Jovens máquinas de consumo – Arquivo da Universidade Católica de Campinas, online, Nov-dez. 2005. Disponível em: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=1&art=49. Acesso em: 13 de maio de 2010.

Site consultado: http://www.clicrbs.com.br/dsm/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=38&action =noticiasImpressa&id=2561322&edition=12655. Acesso em: 13 de maio de 2010.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-07-08

Come citare

Nichele, A. I., & Rodrigues, D. L. (2017). Silêncio e ausência de sentido: uma análise dos textos produzidos na Oficina de Leitura do Discurso de Editorial. Linguagens & Cidadania, 12(1). https://doi.org/10.5902/1516849228052

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i