A importância da leitura literária no processo de intervenção pedagógica na alfabetização

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849262675

Parole chiave:

Alfabetização, Intervenção Pedagógica, Leitura literária

Abstract

Este artigo resulta de um projeto de ação desenvolvido no âmbito do curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica, promovido pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. O objetivo principal do projeto de ação foi promover uma intervenção pedagógica junto a um grupo de crianças não alfabetizadas que cursavam o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte no ano de 2019. Despertar o interesse das crianças pela leitura literária e promover a aprendizagem a partir de propostas pautadas na imaginação e na ludicidade presente na literatura infantil foram intenções que perpassaram o planejamento e desenvolvimento das ações do projeto. A metodologia adotada nas intervenções pedagógicas voltadas para o processo de alfabetização foi pautada nas estratégias de leitura e no planejamento por sequências didáticas, contemplando propostas capazes de abarcar as heterogeneidades, de modo a atender as necessidades de cada grupo específico. Como resultados do projeto, percebeu-se um aumento significativo no interesse das crianças pela leitura literária e melhorias na aprendizagem durante o percurso. Entre as nove crianças que ainda estavam em processo inicial de alfabetização, seis apresentaram um avanço expressivo na aprendizagem da leitura e da escrita no decorrer da aplicação do projeto. O referencial teórico que respaldou as reflexões e ações propostas é composto por autores como Soares (2006), Solé (1998), Schneuwly & Dolz (2004), Goulart (2007) e Cosson (2006).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Eliana Guimarães Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da linha de pesquisa 'Educação e Linguagem' do Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG).

Maria Irani de Freitas Pires Magalhães, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

Professora alfabetizadora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Riferimenti bibliografici

BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al.. Avaliação diagnóstica da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

CARNEIRO, Flávia Helena Pontes. Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2006.

FIAD, Raquel Salek. Escrever é reescrever: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006.

FIAD, Raquel Salek; COSTA VAL, Maria da Graça. Produção de textos (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, Aparecida; et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KLEIMAN, Ângela. Levantamento de hipóteses de leitura (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça;

BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Literatura e alfabetização: quando a criança organiza o caos. In: PAIVA, Aparecida; et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PAULINO, Graça. Leitura literária (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Edelbra, 2012.

ROCHA, Gladys. Avaliação diagnóstica (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.

SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins. Et. Al (orgs.). Escolarização da leitura literária.2ª ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura: 6a ed. Porto Alegre: Artmed 1998.

ZILBERMAN, Regina. Sim, a Literatura Educa. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. 2. Ed. São Paulo: Global, 2008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-12-01

Come citare

Almeida, E. G., & Magalhães, M. I. de F. P. (2025). A importância da leitura literária no processo de intervenção pedagógica na alfabetização. Linguagens & Cidadania, 22, e62675. https://doi.org/10.5902/1516849262675