A importância da leitura literária no processo de intervenção pedagógica na alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849262675Mots-clés :
Alfabetização, Intervenção Pedagógica, Leitura literáriaRésumé
Este artigo resulta de um projeto de ação desenvolvido no âmbito do curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica, promovido pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. O objetivo principal do projeto de ação foi promover uma intervenção pedagógica junto a um grupo de crianças não alfabetizadas que cursavam o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte no ano de 2019. Despertar o interesse das crianças pela leitura literária e promover a aprendizagem a partir de propostas pautadas na imaginação e na ludicidade presente na literatura infantil foram intenções que perpassaram o planejamento e desenvolvimento das ações do projeto. A metodologia adotada nas intervenções pedagógicas voltadas para o processo de alfabetização foi pautada nas estratégias de leitura e no planejamento por sequências didáticas, contemplando propostas capazes de abarcar as heterogeneidades, de modo a atender as necessidades de cada grupo específico. Como resultados do projeto, percebeu-se um aumento significativo no interesse das crianças pela leitura literária e melhorias na aprendizagem durante o percurso. Entre as nove crianças que ainda estavam em processo inicial de alfabetização, seis apresentaram um avanço expressivo na aprendizagem da leitura e da escrita no decorrer da aplicação do projeto. O referencial teórico que respaldou as reflexões e ações propostas é composto por autores como Soares (2006), Solé (1998), Schneuwly & Dolz (2004), Goulart (2007) e Cosson (2006).
Téléchargements
Références
BATISTA, Antônio Augusto Gomes et al.. Avaliação diagnóstica da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
CARNEIRO, Flávia Helena Pontes. Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2006.
FIAD, Raquel Salek. Escrever é reescrever: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006.
FIAD, Raquel Salek; COSTA VAL, Maria da Graça. Produção de textos (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
GOULART, Cecília. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, Aparecida; et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KLEIMAN, Ângela. Levantamento de hipóteses de leitura (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça;
BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Literatura e alfabetização: quando a criança organiza o caos. In: PAIVA, Aparecida; et al. Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PAULINO, Graça. Leitura literária (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, Edelbra, 2012.
ROCHA, Gladys. Avaliação diagnóstica (verbete). In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014.
SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins. Et. Al (orgs.). Escolarização da leitura literária.2ª ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura: 6a ed. Porto Alegre: Artmed 1998.
ZILBERMAN, Regina. Sim, a Literatura Educa. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto. 2. Ed. São Paulo: Global, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Eliana Guimarães Almeida, Maria Irani De Freitas Pires Magalhães 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.

