ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES EM SERVIÇO?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849229348

Mots-clés :

Literatura, Finalidade, Prática Profissional

Résumé

Este estudo propõe discutir sobre o ensino de literatura de língua portuguesa na educação básica. No plano teórico, traz-se algumas considerações sobre como o ensino de literatura é tratado por estudos científicos e documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa. Posteriormente, analisa-se duas narrativas autobiográficas produzidas por professores em serviço de escolas públicas, seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa e interpretativista. Em linhas gerais, constata-se que as concepções dos professores sobre o ensino de literatura estão intimamente voltadas a sua real finalidade, no entanto, carecem de um melhor amparo, tanto das maiores quanto das menores hierarquias educacionais para exercerem uma prática profissional mais significativa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Eliane Bezerra da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Líder do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Références

AMARAL, E. [et al]. Novas Palavras. 2. ed. São Paulo: FTD, 2003.

CEREJA, W. R. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FREIRE, J. A. T. Os saberes da literatura e a formação do leitor. EntreLetras (Online), v. 1, p. 191-208, 2010.

LARROSA, J. Sobre a lição. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 139-146.

LOPES, S. A legitimação em Literatura. Lisboa: Cosmos, 1994.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1994.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

OLIVEIRA, A. A. Observação e entrevista em pesquisa qualitativa. Revista FACEVV, Vila Velha, nº 4, jan./jun. 2010, p. 22-27.

MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores: introdução dialogada. In: MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PARAÍBA. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba: Linguagens, códigos e suas tecnologias. João Pessoa: Secretaria do Estado e Cultura/ Coordenadoria do Ensino Médio, 2007.

PINHEIRO, J. H. Teoria da Literatura, Crítica Literária e Ensino. In: PINHEIRO, H.; NÓBREGA, M. (Orgs). Literatura: da crítica à sala de aula. Campina Grande, PB: Bagagem, 2006. p.111- 126.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, M. A; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p.17-33.

SANT’ANNA, A. R. Paródia, Paráfrase e Cia. São Paulo: Ática, 2001.

SILVA, I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: Anais do Evento PG Letras 30 Anos, v. I, 2006, p. 514-527.

SILVA, L. H. O; MAGALHÃES, H. G. D. Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, K. S; PINHO, M. J (orgs.). Ensino de Língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p. 81-92.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2002.

WITTKE, C. I. Perfil contemporâneo do professor de língua: um pesquisador. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 572-588, 2012.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

ZILBERMAN, R. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Alea [online]. 2008, v. 10, n. 1,p. 85-97.

Téléchargements

Publiée

2017-12-23

Comment citer

Silva Júnior, S. N. da, & Silva, E. B. da. (2017). ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES EM SERVIÇO?. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229348