ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES EM SERVIÇO?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229348

Schlagworte:

Literatura, Finalidade, Prática Profissional

Abstract

Este estudo propõe discutir sobre o ensino de literatura de língua portuguesa na educação básica. No plano teórico, traz-se algumas considerações sobre como o ensino de literatura é tratado por estudos científicos e documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa. Posteriormente, analisa-se duas narrativas autobiográficas produzidas por professores em serviço de escolas públicas, seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa e interpretativista. Em linhas gerais, constata-se que as concepções dos professores sobre o ensino de literatura estão intimamente voltadas a sua real finalidade, no entanto, carecem de um melhor amparo, tanto das maiores quanto das menores hierarquias educacionais para exercerem uma prática profissional mais significativa.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Eliane Bezerra da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Líder do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas – GENA (CNPq/UNEAL).

Literaturhinweise

AMARAL, E. [et al]. Novas Palavras. 2. ed. São Paulo: FTD, 2003.

CEREJA, W. R. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FREIRE, J. A. T. Os saberes da literatura e a formação do leitor. EntreLetras (Online), v. 1, p. 191-208, 2010.

LARROSA, J. Sobre a lição. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 139-146.

LOPES, S. A legitimação em Literatura. Lisboa: Cosmos, 1994.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1994.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

OLIVEIRA, A. A. Observação e entrevista em pesquisa qualitativa. Revista FACEVV, Vila Velha, nº 4, jan./jun. 2010, p. 22-27.

MARTINS, I. A literatura no ensino médio: quais os desafios do professor? In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. Sobre o ensino de língua materna no ensino médio e a formação de professores: introdução dialogada. In: MENDONÇA, M.; BUNZEN, C. (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PARAÍBA. Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba: Linguagens, códigos e suas tecnologias. João Pessoa: Secretaria do Estado e Cultura/ Coordenadoria do Ensino Médio, 2007.

PINHEIRO, J. H. Teoria da Literatura, Crítica Literária e Ensino. In: PINHEIRO, H.; NÓBREGA, M. (Orgs). Literatura: da crítica à sala de aula. Campina Grande, PB: Bagagem, 2006. p.111- 126.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, M. A; REZENDE, N. L; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p.17-33.

SANT’ANNA, A. R. Paródia, Paráfrase e Cia. São Paulo: Ática, 2001.

SILVA, I. M. M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: Anais do Evento PG Letras 30 Anos, v. I, 2006, p. 514-527.

SILVA, L. H. O; MAGALHÃES, H. G. D. Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, K. S; PINHO, M. J (orgs.). Ensino de Língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p. 81-92.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUCRJ, 2002.

WITTKE, C. I. Perfil contemporâneo do professor de língua: um pesquisador. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 6, p. 572-588, 2012.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

ZILBERMAN, R. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Alea [online]. 2008, v. 10, n. 1,p. 85-97.

Veröffentlicht

2017-12-23

Zitationsvorschlag

Silva Júnior, S. N. da, & Silva, E. B. da. (2017). ENSINO DE LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES EM SERVIÇO?. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229348