A abordagem interacionista para a aquisição de uma segunda língua: transformando a teoria na prática do professor/pesquisador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228274

Palabras clave:

Abordagem interacionista, Segunda língua, Linguagem

Resumen

Este trabalho traz uma reflexão teórica a partir da abordagem interacionista para a aquisição da linguagem. Trataremos aqui da aquisição de segunda língua e de como o conhecimento das teorias em aquisição de L2 podem auxiliar o professor de língua estrangeira a compreender esse processo a fim de desenvolver perspectivas para um ensino mais eficaz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Post da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Licen. - hab. Inglês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Letras, Lingüística, Aquisição de L2, Fonética e Fonologia de Língua Inglesa, abordagens dinâmicas do estudo da fala. É Mestre em Letras - Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Atualmente está fazendo doutorado na Universidade Radboud, Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour, em Nijmegen, Holanda.

Citas

BEZERRA, I. C. R. M. Aquisição de segunda língua de uma perspectiva lingüística a uma perspectiva social. UFRJ, 2008.

CHOMSKY, Noan. Review of B. F. Skinner, Verbal Behavior. Language 35, 1959, 26-58.

DEL RÉ, A. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In: DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. p. 13-44.

ELLIS, R. SLA Research and Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1997.

KRASHEN, S. The input hypothesis: issues and implications. Harlow: Longman, 1985.

RICHTER, M. G. Ensino de Português e Interatividade. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2000.

SAVIGNON, S. Communicative Competence: theory and classroom practice. U. S. A.: Addison-Wesley, 1983.

Publicado

2017-07-25

Cómo citar

Silveira, A. P. da. (2017). A abordagem interacionista para a aquisição de uma segunda língua: transformando a teoria na prática do professor/pesquisador. Linguagens & Cidadania, 10(1). https://doi.org/10.5902/1516849228274