Futebol e limpeza: a utilização de metáforas na publicidade Bom Bril
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228983Keywords:
Futebol, Metáforas, Publicidade, Bom BrilAbstract
O objetivo deste artigo é analisar a utilização de metáforas nos textos da campanha publicitária impressa dos produtos Bom Bril. Por meio da verificação da transferência de significados que ocorre, neste caso, da base (futebol) para o alvo (produtos Bom Bril), procurou-se detectar a qualificação dos termos do alvo a partir das propriedades dos termos da base. O processamento das metáforas pode também ser analisado a partir do conceito peirceano de semiose infinita, que descreve o encadeamento dos signos e as significações que se pode produzir através desse processo. Processo esse que nos textos publicitários, pode ser percebido como estratégia persuasiva.
Downloads
References
ECO, Umberto. Semiótica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Ática, 1991.
ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
GENTER, Dedre; WOLLF, Philip. Metaphor and Knowledge change. In: Cognitive dynamics: conceptual changes in humans and machines. Mahwah, NJ: Lawrence Eribaum Associates. 1999.
NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: De Platão a Pierce. São Paulo: Annablume, 2003.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: A nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
QUINN, Naomi; HOLLAND, Dorothy. Cultural Models in Language and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
W/BRASIL. Soy Contra Capas de Revista: 1001 Anúncios de Bom Bril. São Paulo: Negócio Editora, 2000.