Futebol e limpeza: a utilização de metáforas na publicidade Bom Bril

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228983

Schlagworte:

Futebol, Metáforas, Publicidade, Bom Bril

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar a utilização de metáforas nos textos da campanha publicitária impressa dos produtos Bom Bril. Por meio da verificação da transferência de significados que ocorre, neste caso, da base (futebol) para o alvo (produtos Bom Bril), procurou-se detectar a qualificação dos termos do alvo a partir das propriedades dos termos da base. O processamento das metáforas pode também ser analisado a partir do conceito peirceano de semiose infinita, que descreve o encadeamento dos signos e as significações que se pode produzir através desse processo. Processo esse que nos textos publicitários, pode ser percebido como estratégia persuasiva.

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Autor/innen-Biografie

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.

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Veröffentlicht

2017-09-08

Zitationsvorschlag

Petermann, J. (2017). Futebol e limpeza: a utilização de metáforas na publicidade Bom Bril. Linguagens & Cidadania, 6(2). https://doi.org/10.5902/1516849228983