O desenvolvimento profissional corresponsável de professores de língua materna como proposta de intercâmbio entre academia e mercado de trabalho

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222435

Schlagworte:

Linguística Aplicada, Teoria Holística da Atividade, Desenvolvimento Profissional Corresponsável

Abstract

A proposta que aqui se apresenta tem por objetivo investigar o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC), especialmente do professor de Língua Materna (LM), como possibilidade de intercâmbio entre academia e mercado de trabalho. O DPC consiste em uma concepção triádica de profissionalização articulando, em bases de aliança e confiança recíproca, três lugares: Academia, Graduação e Mercado, sendo irredutível à simples soma de duas díades, como não raro se observa em iniciativas de formação inicial ou continuada. O DPC é um dos conceitos subjacentes à Teoria Holística da Atividade (THA) de Richter (2011), cuja matriz diz respeito à inseparabilidade entre conduta, conceito e valor no exercício profissional, ordenados de forma sistêmica através de um conjunto de conceitos teóricos que permitem ao professor organizar seu trabalho. Para realizar a investigação, partiu-se da análise de algumas seções do relatório de atividades do Subprojeto Letras Português integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Tendo em vista que, para se implementar um DPC, seja necessária uma aliança profissional alicerçada num elo de confiança e na adoção de um paradigma de trabalho consensual entre capacitação inicial e em-serviço, buscou-se identificar no PIBID/Português a possibilidade de um modelo formativo capaz de ancorar os fatores necessários ao desenvolvimento profissional de professores de LM. Como método investigativo, foi utilizada a análise de indícios discursivos, através do paradigma indiciário de Ginsburg (1989). Em linhas gerais, pode-se dizer, de modo geral, que o PIBID/Português revelou aspectos positivos no tocante à inseparabilidade entre conduta, conceito e valor no exercício profissional e, portanto, indícios de um DPC no contexto de implementação, já que proporcionou, de modo preciso, uma triangulação ou, dito de outra forma, uma horizontalização profissional com o objetivo de proceder à capacitação integrada inicial e em-serviço, condição sine qua non para a formação de uma aliança profissional, no caso do ensino de língua materna, uma aliança linguodidática.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Liane Batistela Kist, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

Literaturhinweise

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BATESON, Gregory. Mente e natureza: a unidade necessária. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de Língua Portuguesa e Contextos Teórico-Metodológicos. In: DIONISIO, Angela Paiva et al. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro : Lucerna, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quartos ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília/MEC/CSEC, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 Dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm>. Acesso: 29 set. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília. MEC/SEB, 2008. CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; SILVA, Késia Aparecida Teixeira. A Teoria da Subjetividade e a epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey como possibilidade teórico-metodológica nos estudos de Administração. In: ENePQ, 2013, Brasilia. ENEPQ. RIO DE JANEIRO: ANPAD, 2013.

CAVICHIOLI, Fabrícia. Interferência do enquadramento de trabalho nas representações sobre o ensino de leitura no contexto de formação inicial docente sob o entendimento da Teoria Holística da Atividade. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

GATTI, Bernardete A. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. Série Pesquisa em Educação.

GATTI, Bernardete A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf>. Acesso em: set. 2015.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GONZALES-REY, F. L. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

KIST, Liane Batistela. Limites e possibilidades para a implementação de uma proposta de tutoria no desenvolvimento de estágio curricular em cursos de licenciatura. 2007. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

LUDKE, Menga. A pesquisa em educação ao encontro de sua complexidade. In: MONTEIRO SILVA, Ainda Maria (Org.). Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Recife, p. 413-424.

LUHMANN, Niklas. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B.A. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 23-54.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.

RICHTER, Marcos Gustavo; FREITAG, Felipe. Diálogos com Felipe Freitag: entrevista com o criador da Teoria Holística da Atividade, Marcos Gustavo Richter. In: V Fórum de Estudos Interacionistas (PPGL-CEPESLI-UFSM). Entrevista audiovisual transcrita e editada por Marcos Gustavo Richter. Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

RICHTER, Marcos Gustavo. Formação de Professores, emancipação, profissionalização. In: Expressão, v. 1, n. 1, 2005, p.112-118.

RICHTER, Marcos. Profissionalização docente segundo a Teoria Holística da Atividade: estudo empregando software de mapeamento semântico. In: LEÃO, Rosaura Albuquerque; MOTTA, Vaima Regina Alves (Org.). Linguagem e Interação: o ensino em pauta. São Carlos: Pedro e João Editores, 2011.

STAKE, Robert. Investigación com estudio de caso. 4. ed. Madri: Ediciones Morata S. L., 2007. STEINHILBER, Jorge. Profissional de Educação Física... existe? Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

ZEICHNER, K. M. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, RS, v. 35, n. 3, p. 479-504, dez. 2010. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/2357/1424>. Acesso em: out. 2015.

ZUIN, Poliana Bruno; REYES, Claudia Raimundo. O ensino da língua materna: dialogando com Vygotsky, Bakhtin e Freire. Aparecida: Ideias & Letras, 2010.

Veröffentlicht

2016-05-30

Zitationsvorschlag

Kist, L. B. (2016). O desenvolvimento profissional corresponsável de professores de língua materna como proposta de intercâmbio entre academia e mercado de trabalho. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222435