Memória humana e atividades de linguagem no contexto escolar

Autores

  • Vitor Hugo Chaves Costa Universidade da Região da Campanha

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222845

Palavras-chave:

Memória humana, Atividades de linguagem, Ensino de línguas

Resumo

O desenvolvimento de atividades de linguagem é um dos principais desafios enfrentados por professores que atuam no contexto escolar. No presente artigo, apresentamos uma tarefa que poderá ser aplicada em sala de aula, tendo como suporte teórico investigações sobre a memória humana nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Linguística Aplicada. O texto que serve como base para apresentar essa atividade é um anúncio da campanha “Crack Nem Pensar”, promovida pelo Grupo RBS. Concluímos que os professores devem ter em mente que as tarefas de compreensão e produção da linguagem não podem ser desenvolvidas separadamente. Além disso, diferentes gêneros discursivos devem ser explorados nas aulas, possibilitando que os alunos possam utilizá-los em diversas situações comunicativas. Enfim, memória, linguagem e gênero discursivo são elementos relevantes nas práticas de ensino de línguas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo Chaves Costa, Universidade da Região da Campanha

Doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria (2010)

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Publicado

2016-07-03

Como Citar

Costa, V. H. C. (2016). Memória humana e atividades de linguagem no contexto escolar. Linguagens & Cidadania, 15(1). https://doi.org/10.5902/1516849222845