OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MULHER AGREDIDA E DO PARCEIRO AGRESSOR

Autores

  • Thays Coelho Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Maeli Araújo Costa Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849238095

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Violência Doméstica Conjugal. Sujeitos. Sentidos.

Resumo

Apoiada nas teorias da Análise do Discurso Francesa, o objetivo principal desta pesquisa é identificar, por meio de uma análise discursiva, os sentidos que sujeitos vítimas e agressores atribuem à violência doméstica no âmbito conjugal. Neste trabalho foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos em casos de Violência Doméstica e indiciados pela Lei Maria da Penha. Os dados que serviram de corpus foram gerados a partir de excertos de entrevistas semiestruturadas com vítimas e agressores, inseridos no cenário da Violência Doméstica Conjugal. O trabalho está embasado nos pressupostos teóricos de Althusser (1970), Pêcheux (1995), Brandão (2004), Chaúi (2012), Orlandi (2015), entre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que o discurso do sujeito agressor é de negação e apagamento do acontecimento da agressão; manifestou-se também o discurso da culpabilização da vítima de agressão.  Já no discurso das mulheres, elas assumiram uma posição de submissão, dependência e culpa. Por conseguinte, a Violência Doméstica Conjugal é vista de forma distinta pelos sujeitos, porém nos discursos, é possível observar as marcas de gênero que reforçam as posições sociais ocupadas pelas vítimas e agressores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Coelho Araújo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

É Professora Assistente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Letramento Digital Mediado por Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Na graduação, atua no Curso de Letras Mediado por Tecnologia da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Atuou como professora do Colegiado de Língua e Literatura Portuguesa - CLLP da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. É mestre em Letras na área de Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM, no qual desenvolveu pesquisas sobre a subjetivação e a dessubjetivação do sujeito preso em contextos de letramento no cárcere. Atua como membro do grupo de pesquisa Observatório de Línguas (CNPq). Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa. É Pós-Graduanda lato sensu em Perícia Criminal e Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG.

Maeli Araújo Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Acadêmica finalista (8º período) do Curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Professora da rede municipal do município de Anori e Servidora no 79º DIP da Polícia Civil no município de Anori (AM).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença: Lisboa, 1970.

BRANDÃO, Helena Hathsue Nagamine. Introdução á análise do discurso. Unicamp: Campinas, 2004.

CHAUÍ, Marilena. O que è ideologia. Brasiliense: São Paulo, 2012.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Cortez: São Paulo, 2001.

CORRÊA, Hydelvídia Cavalcante de Oliveira. SOUZA. Lygia de Lima. Pesquisa e Produção Acadêmica em Letras I. UEA Edições: Manaus, 2018.

CORRÊA, Hydelvídia Cavalcante de Oliveira. AFONSO, Adriana Eugênia Antony. Pesquisa e Produção Acadêmica em Letras II. UEA Edições: Manaus, 2018.

DIAS, Maria Berenice. A Lei Maria da Penha na Justiça. Revista dos Tribunais: São Paulo, 2007.

GADET, F. HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Unicamp: Campinas, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de Comunicação. Cortez: São Paulo, 2013.

MUSSALIM, Fernanda. Introdução a Linguística- análise do discurso. Cortez: São Paulo, 2012.

NASCIMENTO, Maria Evany. OLIVEIRA, Valdemir. Metodologia do Estudo e do Trabalho Científico. UEA Edições: Manaus, 2016.

NOGUEIRA, Conceição. Análise do Discurso. Métodos e técnicas de avaliação: novos contributos para a prática da investigação. CEEP: Braga, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Pontes Editores: Campinas, 2015.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes: Campinas, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica afirmação do óbvio. Unicamp: Campinas, 1997.

SOUZA, Sérgio Augusto Freire. Conhecendo Análise de Discurso-Linguagem, Sociedade e Ideologia. Valer: Manaus, 2006.

SOUZA, Sérgio Augusto Freire. Análise de Discurso: procedimentos metodológicos. Instituto Census: Manaus, 2014.

TERRY, Eagleton. Ideologia. Boitempo: São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Araújo, T. C., & Costa, M. A. (2020). OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MULHER AGREDIDA E DO PARCEIRO AGRESSOR. Linguagens & Cidadania, 21(1). https://doi.org/10.5902/1516849238095