POLÍTICA LÍNGUÍSTICA, CIDADANIA E ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229314

Palavras-chave:

Cidadania, Linguagem, Política Linguística, Ética, Ensino de Línguas

Resumo

Esse artigo objetiva refletir sobre uma Política Linguística que oriente um ensino da língua materna nos limites do espaço escolar, com vistas à construção de uma cidadania voltada para a defesa dos direitos humanos. Em um primeiro momento, discorremos sobre noções de Política Linguística, Cidadania e Direitos Humanos, para em seguida delinear, com base em autores diversos, prioritariamente nos escritos de pensadores do Círculo de Bakhtin, uma concepção de linguagem e de língua que propicie em suas conceituações as dimensões éticas e políticas, indispensáveis a essa política. Por fim, finalizamos tecendo comentários sobre quais as implicações de uma tal política para o ensino da leitura em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bernadete Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BAKHTIN, M. O discurso no romance. São Paulo: Hucitec. In: Questões de Literatura e de Estética. 1990.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João editores, 2010.

BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoievsky. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1963.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da Criação Verbal.São Paulo : Editora Martins Fontes, 2003

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001

BENEVIDES, M. V. Cidadania e Direitos Humanos. Instituo de estudos avançados da Universidade de São Paulo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BLOMMAERT, J. Citizenship, language and superdiversity: towards complexity. Working Papers in Urban Language and Literacies, paper 95, 2012.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Especial dos Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria MEC, 2006.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial,2007.

CANCLINI, N. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2005.

CANCLINI, N. Culturas Híbridas. In: Culturas Híbridas e poderes Oblíquos. São Paulo: EDUSP, 2006.

CARDOSO, C. M. Tolerância e seus Limites: um Olhar Latino-Americano sobre Diversidade e Desigualdade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CASTELLS, M. O poder da Identidade.São Paulo: Paz e Terra, 1999.

EAGLETON, T. Depois da Teoria: um Olhar sobre os Estudos Culturais e o Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FARACO, C. A. (org.). Estrangeirismos: Guerras em Torno da Língua. São Paulo, SP: Parábola Editorial. 2001.

FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. S. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. S. Paulo. Companhia das Letras, 1989.

GRAMSCI, A. Escritos Políticos, vol. I. Lisboa: Seara Nova, 1976.

GERALDI, J. W. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In: FREITAS, M. T.; JOBIM, S.; KRAMER, S. Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de M. Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, p.39-56, 2003.

HALL, S. Media and Cultural Regulation, In Culture Media and Identities. Open University, 1997.

KELLNER, D. A Cultura da Mídia. Bauru. EDUSC. 2001.

LACOSTE, Y. (org.); RAJAGOPALAN, K. A Geopolítica do Inglês. São Paulo: Parábola, 2005.

LARROSA, J. Leitura e metamorfose. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LOPES DA SILVA, F.; RAJAGOPALAN, K. A Linguística que nos faz falhar. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MARTIN-BARBERO, J. Uma escuela cuidadana para uma ciudad-escuela. Cátedra de Pedagodia: Bogotá uma grande escuela, 2004. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2010.

MEDVEDIEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.

MELLO, G. N. Políticas Públicas de Educação.Estudos Avançados, 5 (13). 1991.

MIGNOLO, W. Histórias locais/Projetos globais:colonialidade,saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

MIRANDA, N. Por que Direitos Humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, L. P. Como e porque teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) O português no século XXI. São Paulo: Parábola, 2013.

PENNYCOOK, A. Language as social practice. New York: Routledge, 2010.

PRATT, M. L. Utopias Linguísticas. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas,n, 52.2: 437-459, jul./dez. 2013

RAJAGOPALAN, K. Política linguística e a política da linguística. In: SIMÕES, D.; HENRIQUES, C.C. (orgs). Língua Portuguesa, Educação & Mudança. Rio de Janeiro, Ed. Europa, p. 11-22,2008.

RAJAGOPALAN, K. Política Linguística: do que é que se trata afinal? In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K.A.; TÍLIO, R. ( orgs) Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes Editores, 2013.

SIGNORINI. I. Política, língua portuguesa e globalização. In In L.P.Moita Lopes (org) O português no século XXI. Sâo Paulo.Parabola. 2013.

SPOLSKY, B. Language Policy. In: COHEN, J.; MCALISTER, K. T., ROLSTAD, K., MACSWAN, J. (eds). Proceedings of the 4th International Symposium on Bilingualism. Somerville, MA. Cascadilla Press, 2005.

VERTOVEC, S. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies 30/6: 1024-1054,2007.

VOLOSHINOV, V. El signo ideológico y la filosofia del lenguaje. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1976.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Oliveira, M. B. F. de. (2017). POLÍTICA LÍNGUÍSTICA, CIDADANIA E ENSINO DE LÍNGUAS. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849229314