O professor de línguas, seus falsos mitos e os novos desafios em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228965

Palavras-chave:

Professor de línguas, Sala de aula, Abordagem pedagógica

Resumo

Este artigo faz uma breve discussão a respeito das dificuldades enfrentadas por professores de línguas em encontrar seu espaço, reconhecer sua identidade, seu papel e o dos seus alunos no contexto de sala de aula. Além disso, propõe um diálogo acerca da dicotomia teoria e prática na construção de uma abordagem pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Kirchho Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É Coordenadora Administrativa do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação desde 2009. É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). 

Referências

AUSUBEL, D. F. (1978). Cognitive factors in learning. New York: Holt. Hinehart and Winston, Inc.

BAKHTIN, M.__________ (1990). Marxismo e filosofia da linguagem. 5 ed. São Paulo: Hucitec.

BENESCH, S. (2001). Critical English for academic purposes: theory, politics, and practice. Mahwah, NJ: Earlbaum.

BENESCH, S. (1999). Thinking critically, thinking dialogically. TESOL Quarterly, 33(3): 573 -95.

CELANI, M. A. A. (1997). Ensino de línguas estrangeiras: olhando para o futuro. In: M. A. A. CELANI (Org.). Ensino de Segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC, p. 147-161.

CORACINI, M. J. R. (1998). A teoria e a pratica: a questão da diferença no discurso sobre a da sala de aula. Delta, 14 (1). Disponível em: http:.../scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0102-44501998000100003&Ing=pt&nrm=is. Acesso em: 6 mar. 2002.

FAIRCLOUGH, N. (1992). Critical language awareness. London: Longman. FREIRE, P. (1999). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GALLIMORE, R. & R. THARP. (1996). O pensamento educativo na sociedade: ensino, escolarização e discurso escrito. In: L. C. MOLL (Org.). Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 171-99.

GIROUX, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

KUMARAVADIVELU, B. (2001). Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 35(4): 537-60.

KUMARAVADIVELU, B. (1994). The postmethod condition: (e)merging strategies for second/foreign language teaching. TESOL Quarterly, 28 (1): 27-48.

LANCASTER, L. & R. TAYLOR. (1992). Critical approaches to language learning and pedagogy: a case study. In: N. FAIRCLOUGH (Org.), Critical language awareness. London: Longman, p. 256-84.

LARSEN-FREEMAN, D. (1997). Chaos/complexity science and second language aquisition. Applied Linguistics, 18 (2): 141-65.

MACCARTHY, M. & R. CARTER. (1994). Language as discourse: perspectives for language teaching. London: Longman.

MATURANA, H. (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

MOITA LOPES, L. P. (1996). Oficina de lingüística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Mercado de Letras.

PENNYCOOK, A. (2001). Critical applied linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Earlbaum.

PENNYCOOK, A. (1999). Introduction: critical approaches to TESOL. TESOL Quarterly, 33 (3): 329-48.

PRABHU, N.S. (1990) There is no best method – Why? TESOL Quarterly, 24(2): 161-76.

RATNER, C. (1995). A psicologia sócio-histórica de Vygotsky. Aplicações contemporâneas. Porto Alegre: Artes Médicas.

RIGG, P. (1991). Whole language in TESOL. TESOL Quarterly, 25 (3): 521-42.

VYGOTSKY, L.S. (1998). A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Ticks, L. K. K. (2017). O professor de línguas, seus falsos mitos e os novos desafios em sala de aula. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228965