A organização temática da sentença da jurisprudência como mecanismo de construção da identidade social/profissional do juiz do STF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228526

Palavras-chave:

Organização temática, Sentença, Construção de identidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da metafunção textual (Halliday e Matthiessen, 2004) de um texto de jurisprudência, discutindo como a escolha dos elementos que servirão como tema da oração contribui para a construção da identidade social/profissional de um juiz do Supremo Tribunal Federal, (de acordo com Fairclough, 2001). Os resultados demonstram uma preferência pelo uso de temas marcados, acarretando em apagamento do sujeito (ou colocação do mesmo em segundo plano). Tal atitude revela a construção da identidade do juiz como um ser que se confunde com o Direito, como se ambos formassem um só ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2001 e 2008 respectivamente). Atualmente é professor Adjunto do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA, RS). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, análise crítica do discurso, análise de gênero, linguística (principalmente a Sistêmico-Funcional), gramática da Língua Portuguesa e produção textual. Atua nos cursos de Letras Língua Portuguesa e Letras Português e Inglês da IES, ministrando disciplinas de Produção Textual, Inglês Instrumental, Linguística, e orientando Estágios Supervisionados em língua materna e estrangeira. É coordenadora pedagógica da Educação Virtual do Centro Universitário Franciscano e professora do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Referências

ALEXY, R. Teoria da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2001.

BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: EDUSP, 1996.

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 14ª ed. SãoPaulo: Saraiva, 2001.

EGGINS, S. An introduction to sistemic functional linguistics. London: Cassel Imprint, 1994.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: EdUNB, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

GOUVEIA, C. A. M. e L. BARBARA. “Marked or unmarked that is NOT the question, the question is: Where’s the theme?”. Paper Presented at the 12th Euro-International Systemic Functional Linguistics Workshop. University of Glasgow, 19-22 July 2000. Direct Paper 45. S. Paulo: PUCSP, 2001.

HALLIDAY, M. A. K. e C. MATTHIESSEN. An Introduction to functional grammar. New York: Arnold, 2004.

HASAN, R. e FRIES, P. H. (eds.). On subject and theme: a discourse functional perspective. Amsterdam: John Benjamins Publishing Co. 1995.

MARTIN, J. R., C. M. I. M. MATTHIESSEN e C. PAINTER. Working with functional grammar. New York: Arnold, 1997.

MIOTTO, C., M. C. F. SILVA,e R. E. V. LOPES. Novo manual de sintaxe. Florianópolis, SC: Insular, 2004.

PERELMAN, C. e L. OLBRECHTS-TYTECA. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PETRI, M.J.C. Argumentação lingüística e discurso jurídico. São Paulo: Selinunte, 1994.

PROSS, H. Estructura simbólica del poder. Barcelona, ES: Editorial Gustavo Gili, 1980.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Bortoluzzi, V. I. (2017). A organização temática da sentença da jurisprudência como mecanismo de construção da identidade social/profissional do juiz do STF. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228526