A instabilidade do ser e do objeto: uma análise de Sea Without Shore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X42445

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Memória, Melancolia, Trauma, Amor.

Resumo

O presente artigo propõe-se à investigação sobre o ponto de tangência, entendido como uma importante chave de entendimento, fundado entre as imagens que emergem da natureza e as noções de melancolia, trauma, memória e amor presentes na obra Sea Without Shore, filme dirigido por André Semenza e Fernanda. O filme apresenta-nos uma mulher, numa ilha sueca no século XIX, acometida pela dor de perder a sua amada, obra atravessada pela leitura em “off” de poemas de Charles Swinburne e Renée Vivien, bem como por uma incessante dança instável, apresentada ao longo de todo o longa-metragem, em diversas paisagens. Portanto, propomos uma análise dos elementos principais que compõem e estruturam Sea Without Shore.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Oliveira Drawin, UFMG Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em teoria da literatura e literatura comparada pela UFMG

Marina Ribeiro Mattar, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em estudos literários na UFMG 

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Publicado

2020-05-16

Como Citar

Drawin, A. E. O., & Mattar, M. R. (2020). A instabilidade do ser e do objeto: uma análise de Sea Without Shore. Literatura E Autoritarismo, (23). https://doi.org/10.5902/1679849X42445