O ensino de literatura contra a reclusão da palavra

Autores

  • Maria Fernanda Britto Rezende Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X16292

Resumo

Este trabalho é uma tentativa de estabelecer conexões entre a falta de liberdade vivida por professores e alunos e a violência escolar. Mais precisamente, partindo de textos teóricos como os de Theodor Adorno (1995) e Florestan Fernandes (1966), pretende abordar algumas das dificuldades de se ensinar literatura em meio a uma civilização técnica, assim como a falta de liberdade que perpassa os vários âmbitos da instituição escolar; em especial, no que toca os textos canônicos e o próprio trabalho dos professores em sala de aula (e o compromisso ético que eles devem ter frente a isso).

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Britto Rezende, Universidade de São Paulo

Graduanda em Letras - Português e Latim na Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

Britto Rezende, M. F. (2015). O ensino de literatura contra a reclusão da palavra. Literatura E Autoritarismo, (15). https://doi.org/10.5902/1679849X16292