A alegoria e ideologia : “O rey de Havana” e “Ilha das flores”
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74757Schlagworte:
“Rey de Havana”, “Ilha das Flores”, Leitura alegóricaAbstract
Este trabalho estabelece relações entre a obra literária “O Rey de Havana” de Pedro Juan Gutierrez e o documentário “Ilha das Flores” de Jorge furtado através da leitura alegórica dos problemas sociais apresentados em sistemas políticos distintos. De um lado a vida de Rey, oprimido pela miséria do submundo de Cuba socialista, e de outro, famílias que disputam alimentos recusados por porcos em um depósito de detritos no Brasil, igualmente oprimidos pela miséria, essa imposta pelo sistema democrático capitalista. Assim, esta leitura alegórica permite a reflexão e o questionamento para além dos termos ficcionais, tomando novo fôlego sempre que houver injustiça social.
Downloads
Literaturhinweise
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, 20. ed. p. 201-202 e 222.
Ceia, Carlos (Org). ALEGORIA. Dicionário de termos de teoria e crítica Literária. Editorial Verbo, Universidade Nova de Lisboa. Disponível em http://isabelrosete.spaces.live.com/blog/cns!D817DDC0D34846ED!209.entry Acessado 08 jun. 2009.
CALEGARI, Lizandro Carlos. A propósito da história, da melancolia e da alegoria em Benjamin. Literatura e Autoritarismo: o Esquecimento da Violência. Santa Maria, n° 04. 2002. Disponível em http://w3.ufsm.br/grpesqla/revista/num4/editorial.html Acessado 25 mai. 2009.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: Literatura e senso Comum. UFMG. Belo Horizonte. 2001.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. Ática, São Paulo. 2000.
GUTIERREZ, Pedro Juan. O Rey de Havana. São Paulo: Companhia das Letras. 2006.
FURTADO, Jorge. Ilha das flores – roteiro consolidado, 1989. Disponível em http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/ilhadasflores.pdf Acessado 09 jun. 2009
KOTHE, Flávio R. A alegoria. Ática, São Paulo. 1986
GUTIERREZ, Pedro Juan. Revista Playboy, ago. 2001. Entrevista concedida a Kiko Nogueira e Helena Freuet. Disponível em http://www.pedrojuangutierrez.com/Entrevista_PT_Playboy.htm Acessado em 23 mai. 2009.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”. História, memória e literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Unicamp. Campinas, SP. 2003.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).