A ficção de Marçal Aquino: uma representação da sociedade brasileira contemporânea

Autores

  • Rosana Cristina Zanelatto Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thais Ferreira Pompêo de Camargo PG - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X20605

Resumo

Este trabalho se propõe analisar o texto O Invasor, de Marçal Aquino, tanto o livro quanto a narrativa cinematográfica, comparativamente. Foram selecionados trechos de ambos com o objetivo de explicitar como se articulam as linguagens de cada suporte, para conseguir atingir os efeitos emocionais e estéticos adequados a cada público. Em última instância, busca-se demonstrar como uma narrativa ilumina/amplia a outra e que a partir dessa interseção é possível penetrar em camadas mais profundas do texto de Marçal Aquino, desvelando o que Tony Belotto sinaliza desde a contracapa do livro: “Cuidado com as prosas aparentemente simples e as novelas enganosamente curtas. Elas podem ser uma armadilha para enredar o leitor numa grande história”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado (nível IV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria da literatura e ficção e história, violência e horror. Vice-Presidente da ABRAPLIP (2010-2011). Presidente (2012-2013) da ABRAPLIP.

Thais Ferreira Pompêo de Camargo, PG - UFMS

Possui graduação em Comunicção Social pela PUC - SP. Mestranda em Estudos de Linguagens - UFMS - Campo Grande.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Santos, R. C. Z., & Camargo, T. F. P. de. (2015). A ficção de Marçal Aquino: uma representação da sociedade brasileira contemporânea. Literatura E Autoritarismo, (26). https://doi.org/10.5902/1679849X20605

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)