ADAPTAÇÃO A MERCADOS EXTERNOS: APLICAÇÃO DO MODELO DE MILES E SNOW (1978) A EMPRESAS BRASILEIRAS DE CONSTRUÇÃO PESADA

Autores

  • Flavia Luciane Scherer
  • José Edson Lara

Palavras-chave:

Negócios internacionais, Estratégia, Ciclo adaptativo.

Resumo

A agilidade dos processos de comunicação, o acesso a informações relativas a mercados internacionais e os incentivos governamentais, dentre outros fatores, auxiliaram muitas empresas na ampliação de seus negócios para além das fronteiras domésticas. A atuação internacional é marcada por complexas decisões estratégicas, que objetivam adaptar a empresa ao mercado de atuação. Neste estudo, foi realizada pesquisa conclusiva descritiva sob orientação qualitativa em um estudo de casos múltiplos. Foram pesquisadas três empresas brasileiras, de grande porte, que internacionalizaram suas operações e que atuam no setor de construção pesada. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise dos dados. A análise dos casos trouxe indícios de que, na atuação internacional, a gestão do ciclo adaptativo observou a busca de consistência na solução dos três problemas (MILES e SNOW, 1978). Assim, verificou-se a aderência entre estratégia, modelo de negócios adotado, escolha de tecnologia, capacidade organizacional e práticas relativas a recursos humanos. Os resultados obtidos por cada empresa são dados pelo ajuste entre as decisões para os três problemas do ciclo adaptativo.

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Biografia do Autor

Flavia Luciane Scherer

Profª Drª do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH/UFSM.

José Edson Lara

 Prof. Dr. do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD)/UFMG.

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Como Citar

Scherer, F. L., & Lara, J. E. (2009). ADAPTAÇÃO A MERCADOS EXTERNOS: APLICAÇÃO DO MODELO DE MILES E SNOW (1978) A EMPRESAS BRASILEIRAS DE CONSTRUÇÃO PESADA. Revista Sociais E Humanas, 21(1), 113–128. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/777

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