EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS QUE NOS FORMAM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175864254Palavras-chave:
Narrativas, Experiências, Docência em física, Ensino SuperiorResumo
Procuramos com a construção deste texto ilustrar os traços que interligam o exercício docente em universidades, as experiências narradas a partir destas práticas, a construção de saberes da experiência que remetem à docência no ensino superior e a universidade como espaço-tempo de formação. Buscamos também a ampliação do olhar para a formação e prática docente no ensino superior, de modo que a docência nas universidades se constitua em um diálogo entre sujeitos em diferentes momentos de formação. Como modo de construção para esse olhar imbricado entre sujeito e prática docente utilizamos e defendemos que a narrativa é o ponto inicial, pois como propõe Walter Benjamin, todos nós temos a capacidade de intercambiar experiências e nesse contexto, experiências que nos formam e que são transformadas em saberes a partir das narrativas. As entrevistas narrativas realizadas com docentes que atuam no instituto de física de uma universidade federal localizada no estado do Rio de Janeiro, foram organizadas e compreendidas em formas mônadas como utilizadas por Walter Benjamin. As mônadas dispostas em dois grupos encaminharam à construção de um olhar reflexivo para a passagem entre os modos iniciais e posteriores do exercício da prática pedagógica revelando dinâmicas importantes dos processos de formação de professores.
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